Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Farra de compras: como foi a expansão da gigante Alibaba

Redação de Redação
21 de dezembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Alibaba cresceu para dominar o comércio on-line na China. A empresa chegou lá com o desenvolvimento precoce de sua própria plataforma de tecnologia e com a adição de serviços que tornam as compras on-line mais fáceis, como transporte e pagamentos.

A empresa está se valendo de aquisições para ampliar ainda mais seu ecossistema, abocanhando provedoras de conteúdos de vídeo e de notícias, serviços offline e empresas internacionais que apanharam uma fatia do mundo do comércio eletrônico fora da China. Com 2016 próximo do fim, listamos alguns dos negócios mais significativos da empresa:

Lazada — Esta é uma aposta de um bilhão de dólares em um mercado totalmente novo, já que a Alibaba busca repetir no Sudeste Asiático o que já conseguiu em seu país de origem. Os maiores sucessos da Alibaba no ramo de e-commerce foram aqueles que a empresa desenvolveu do zero. Mas Jack Ma busca fazer com que mais da metade das vendas sejam obtidas fora da China e esta é a maior aquisição internacional até o momento.

Youku Tudou — A compra dessa empresa de streaming de vídeos, que estaria avaliada em cerca de US$ 5 bilhões, é o maior investimento da Alibaba até o momento e faz parte de sua estratégia para gerar conteúdo e desenvolver seu próprio ecossistema de entretenimento. Como rivais como Tencent e Baidu também estão investindo pesado em conteúdo, a aquisição era crítica para a Alibaba em termos de oferta de entretenimento chinês para seu mercado de origem após o fechamento do acordo para a criação da Alibaba Pictures Group.

Didi Chuxing — O apoio da Alibaba ao aplicativo de reserva de táxis Kuaidi, que depois foi combinado com a Didi, apoiada pela Tencent, inaugurou a incursão da companhia em serviços além do comércio eletrônico. Em agosto, a empresa agora conhecida como Didi Chuxing fechou acordo para a aquisição da divisão chinesa do Uber, dando fim a uma batalha que queimou bilhões em recursos.

Suning Commerce — Esse acordo com a empresa de varejo de eletrônicos reforçou o alcance da Alibaba e sinalizou uma importante expansão de sua capacidade logística — sua habilidade para chegar aos clientes em toda a China, não apenas nas cidades.

Jasper Infotech — A companhia por trás da operadora de e-commerce Snapdeal garantiu à Alibaba uma presença na Índia, mercado que está mostrando o tipo de crescimento que Jack Ma viu na China há uma década.

Meizu — A Alibaba está determinada a colocar seu sistema operacional YunOS em mais telefones e a oferecer uma alternativa ao Android e ao iOS, da Apple, na China. O investimento direto em uma fabricante de smartphones como a Meizu é uma forma planejada pela empresa para chegar lá.

South China Morning Post — A Alibaba tem focado apenas em tecnologia e em serviços offline, mas a compra do jornal em língua inglesa mais antigo de Hong Kong lhe garante influência política e é o pilar de uma incursão na mídia tradicional.

Fonte: Bloomberg

Postagem anterior

Redes de franquia miram expandir fora das grandes capitais em 2017

Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Black Friday

Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor na Black Friday

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile