Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro segundo Abras

Apesar da queda, houve crescimento de 2,25% na comparação com fevereiro de 2024

Redação de Redação
20 de março de 2025
no Destaque do dia, Indústria, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro segundo Abras

O consumo nos lares brasileiros recuou 4,25% em fevereiro, em relação a janeiro deste ano. Os dados compõem o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que justifica que este movimento é sazonal e típico do início do ano. Por outro lado, o consumo apresentou crescimento de 2,25% quando comparado com fevereiro de 2024.

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, esse crescimento na comparação anual reflete a expansão da renda, redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais.

Todos os indicadores apresentados pela Abras são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.

“Nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias foi pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos”, relembra Milan, destacando que a priorização de gastos fixos gera redução do consumo de outros itens no período.

Além desses fatores, o executivo também pontua que a realização do Carnaval em março – diferentemente de 2024, quando ocorreu em fevereiro – também influenciaram o desempenho mensal.

Ovos e Café

O preço da cesta AbrasMercado (composta por 35 produtos de largo consumo) subiu 0,73% em fevereiro ante janeiro, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional.

O destaque do mês foi o encarecimento nos preços dos ovos (15,39%), seguida pelo café torrado e moído (10,77%).

O aumento atípico no preço dos ovos, observado desde a segunda quinzena de janeiro, fez do item o
produto com maior variação na passagem de janeiro para fevereiro.

As maiores altas ocorreram na região Sul (23,24%), seguida do Centro-Oeste (20,76%), Norte (18,38%), Nordeste (16,67%) e Sudeste (15,12%).

Já o café torrado e moído manteve a tendência de alta, com avanço de 10,77%. No acumulado do ano, o avanço supera 20,25%, e em 12 meses atinge 66,19%.

No recorte da cesta de alimentos básicos (composta por 12 produtos) houve encarecimento de 0,70% em fevereiro antes janeiro, passando de R$ 345,56 para R$ 347,99 na média nacional.

Entre os itens que registraram queda nos preços, destacam-se: feijão (3,33%), óleo de soja (1,98%), arroz (1,61%), farinha de mandioca (1,61%), leite longa vida (1,04%), açúcar refinado (0,28%) e massa sêmola de espaguete (0,16%).

Com informações de Estadão Conteúdo (Júlia Pestana).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Justiça de MG aprova recuperação judicial do Grupo Montesanto Tavares

Próxima Postagem

Inovação na indústria recuou em 2023 no Brasil, diz IBGE

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Black Friday

Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor na Black Friday

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Inovação na indústria recuou em 2023 no Brasil, diz IBGE

Inovação na indústria recuou em 2023 no Brasil, diz IBGE

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile