Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Varejo

Xiaomi abandona lojas virtuais e some da internet brasileira

Redação de Redação
19 de janeiro de 2017
no Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

A Xiaomi chamou a atenção na feira de eletrônicos de Las Vegas, a CES 2017, por causa do smartphone Mi Mix. O dispositivo se destaca por causa da moldura praticamente inexistente ao redor da tela. Isso foi nos Estados Unidos, há duas semanas. Enquanto isso, no Brasil, a fabricante abandonou as lojas virtuais de celulares. Consumidores que buscam os produtos da Xiaomi não encontram nenhuma forma de comprá-los. Parece que a marca sumiu da internet brasileira.

[the_ad id="138406"]

Apontada durante algum tempo como “a Apple chinesa”, a Xiaomi chegou ao território nacional em 30 de junho de 2015, num evento repleto de fãs. Na ocasião, o vice-presidente Hugo Barra anunciou que a comercialização dos telefones seria feita exclusivamente pelo site oficial, nos chamados “eventos de vendas” – quando o site permitia as encomendas durante um período limitado de tempo.

Depois, a fabricante começou a vender seus produtos no varejo tradicional, em sites de lojas conhecidas do grande público. É justamente para esses revendedores que o site oficial da Xiaomi (também chamada de Mi) encaminha os internautas que acessam a página oficial. No entanto, a cada clique na seção “Onde comprar”, o potencial consumidor se decepciona: as páginas dedicadas a produtos da fabricante em lojas como Casas Bahia ou Submarino retornam uma mensagem de que não foi possível acessar as ofertas.

[the_ad id="99067"]

O sumiço da Xiaomi no varejo online corrobora a informação divulgada, ainda em maio de 2016, pelo site Manual do Usuário, especializado em tecnologia. Fontes da publicação falaram que a fábrica em Jundiaí (SP) “cessou a produção há meses” e que a empresa pretendia deixar o país.

Outro dado, de que a empresa mudaria de escritório, foi confirmado pela assessoria de imprensa. Ao mesmo tempo, a Xiaomi  garantiu que “a informação [sobre a desistência de continuar no Brasil] não procede”, e ainda completou que estava “expandindo os canais através dos quais vendemos nossos produtos, vide as parcerias com Walmart, CNOVA, Webfones etc”. O site do Walmart, porém, apresenta atualmente uma página em branco onde deveriam estar os celulares da Xiaomi.

A situação atual contrasta com o que foi dito por Hugo Barra em uma troca de emails com o TechTudo, realizada em 25 de maio de 2016: “Primeiramente, quero deixar claro que não estamos saindo do país. Todos os nossos consumidores continuarão a contar com os serviços de suporte ao cliente, assistência técnica e logística. Nosso compromisso com a garantia, assistência, suporte continua regularmente. É assim para os produtos sendo vendidos atualmente e será assim para novos produtos.”

Nós telefonamos para o SAC da Xiaomi. A linha continua operante, mas não é possível comprar produtos ou falar com algum atendente sobre eventuais problemas que modelos como o Redmi 2 venham a ter.

O desaparecimento da fabricante chinesa não se restringe ao varejo online. A página da Xiaomi no Facebook foi atualizada pela última vez em 29 de junho de 2016, com um post que falava sobre 10 mil inscrições para o Xiaomi Beta, um programa de testes de recursos direcionado a consumidores. Já o canal da marca no YouTube recebeu o último vídeo há oito meses – um cardápio com tutoriais quem quer aprender a usar recursos da MIUI, a interface visual que eles instalam por cima do Android.

Sobre redes sociais, Barra esclareceu o seguinte na mesma troca de emails: “A Xiaomi decidiu recentemente centralizar a maior parte do know-how de marketing e social media no escritório central, em Pequim. A equipe Mi Brasil na área de social media tem feito um trabalho magnífico e hoje lidera nossos best practices [melhores práticas, em inglês] no Facebook, por exemplo. Eles continuarão a cuidar das nossas atividades de marketing no Brasil e irão também contribuir para nossos planos para a América do Norte. Com um time lá, o Brasil ganha mais relevância e representatividade junto ao time global.”

Ao que tudo indica, a Xiaomi realmente saiu do Brasil. O TechTudo até tentou, mas não conseguiu localizar a empresa para comentar a indisponibilidade dos produtos e o silêncio em redes sociais.

 

Fonte: Techtudo

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Próxima Postagem

Uma boa empresa é apenas uma boa empresa! E o RH não é seu amigo!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
Próxima Postagem

Uma boa empresa é apenas uma boa empresa! E o RH não é seu amigo!

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.