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Home NRF Retail's Big Show

NRF Europa: Best Buy e Mediamarktsaturn mostram como inovação e omnicanalidade transformam o varejo

Mercado&Consumo faz cobertura especial diretamente de Paris, na França

Stephane Engelhard de Stephane Engelhard
18 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Cases globais de experiência do cliente estiveram no palco no segundo dia da NRF Europa, em Paris, na França. Outro tema debatido foram os meios de pagamento – e, nesse sentido, percebeu-se como o Brasil está avançado com relação ao resto do mundo. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento.

Durante o dia, Mark Irvin, vice-presidente de Supply Chain da Best Buy, falou sobre a transformação da área na Best Buy e sobre como a Inteligência Artificial (IA) mudou a empresa. Já o CEO da Mediamarktsaturn, Kai Ulrich Deissner, falou sobre a importância da omnicanalidade para mudar o rumo da rede.

A Best Buy é o mais importante varejista de eletrônicos nos Estados Unidos, tendo registrado um faturamento de US$ 42 bilhões em 2024. Nos últimos anos, a empresa implementou uma série de iniciativas para modernizar a eficiência operacional e reduzir custos. “A IA está mudando a forma de agir da empresa e proporciona uma grande agilidade nas organizações””, disse Mark Irvin .

Primeiro, a Best Buy implementou a automatização dos seus Centros de Distribuição, o que permitiu uma redução dos níveis de estoques e redução de custos. A empresa tem feito parcerias estratégicas para melhorar a performance logística e criar uma experiência cliente diferente em relação aos concorrentes. A parceria com a Fedex foi um dos casos citados pelo Mark Irvin. O prazo médio de entrega é de um dia depois da compra.

A Best Buy também investiu fortemente em tecnologias de dados e hoje pode estimar a demanda futura dos clientes, o que permite um ajuste dos estoques de acordo com a demanda. A interação entre as lojas e cadeia de abastecimento é permanente para saber se a entrega será realizada de uma loja ou de um dos CDs.

Segundo Mark Irvin, a Best Buy se transformou com o uso de novas tecnologias, mas também por causa do engajamento dos colaboradores da empresa – que, nas lojas, podem orientar e aconselhar os clientes da melhor forma possível. Os colaboradores, que a Best Buy chama de “big squads“, podem aconselhar melhor os clientes na hora da compra, o que muda radicalmente a experiência dos clientes na loja.

Mark Irvin destaca, também, a sustentabilidade como um elemento importante do sucesso da empresa, principalmente para reduzir o consumo de energia nos CDs e nas lojas e para reduzir os impactos ambientais junto com os fornecedores. Segundo ele, o consumidor valoriza essas iniciativas.

Em outro painel na NRF Europa, Kai Ulrich Deissner, CEO do grupo Mediamarktsaturn, primeiro varejista europeu de eletrodomésticos, disse que a multicanalidade é fundamental para melhor atender ao consumidor. Os vários canais de vendas servem, segundo ele, justamente para melhorar essa jornada. O executivo salientou que o consumidor quer cada vez mais facilidades e não tem paciência, e que tudo acontece hoje no celular.

Kai Ulrich Deissner destacou quatro pilares importantes para o varejo hoje: a “experiência dos clientes” na hora da compra, com ofertas a personalizadas; a “experiência dos colaboradores”, que podem ajudar e aconselhar os clientes; a “experiência do uso”, que é a capacidade de o produto atender às necessidades e propósitos do usuário; e a “experiência do impacto”, que é como a empresa pode reduzir os impactos negativos com o meio ambiente.

A NRF Europa deu espaço, também, para um debate sobre meios de pagamento. As tendências destacadas foram: pagamentos por aproximação (já comuns no Brasil); “buy now, pay later (BNPL)”, ou “compre agora, pague depois”, que é o parcelamento das compras que o Brasil já usa faz muito tempo; a aceitação de criptomoedas como forma de pagamento; e uso de IA e machine learning para detectar fraudes, personalizar experiências de compra e garantir segurança das transações.

No que diz respeito a meios de pagamentos, vê-se, claramente, que o Brasil está liderando essa frente, proporcionando experiências positivas na jornada do consumidor.

Imagem: Divulgação

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