Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Sustentabilidade atrelada ao resultado é o futuro da agenda ESG nas empresas

Painel do Latam Retail Show discutiu o tema e contou com convidados de Coca-Cola, Malwee e Simple Organic

Gustavo Grohmann de Gustavo Grohmann
18 de setembro de 2024
no Destaque do dia, ESG, Latam Retail Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Sustentabilidade atrelada ao resultado é o futuro da agenda ESG nas empresas

A agenda ESG já teve o seu momento de ser um diferencial para as empresas. Hoje, falar e aplicar conceitos equilibrados de sustentabilidade, ambiente e governança virou uma obrigação do mercado, muito também pela cobrança das novas gerações de consumidores que estão chegando. Cada vez mais exigentes e cada vez mais ligados em questões importantes para a sociedade e para o planeta.

“Tem que começar por algum lugar e não fazer tudo de uma vez. É completamente possível. E não é mais uma opção. É uma obrigação. O consumidor não aceita mais não estar envolvido com o tema. Quem não tiver vai sair perdendo”, afirmou Patrícia Lima, fundadora e CEO da Simple Organic, marca de beleza que já nasceu de olho na sustentabilidade.

“Somos uma empresa de apenas sete anos. Nascemos no digital, falando com a Geração Z e com a Alpha. Quando falamos de varejo, estamos falando de uma troca com o consumidor. E a sustentabilidade já nasce no produto. Tem que estar no projeto todo. Não só ser uma área dentro da empresa”, alertou a executiva, que participou de painel sobre o tema no Latam Retail Show, o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina.

Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, comandou o bate-papo, que contou também com as presenças de Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola para a região sul da América Latina, e Carlos Eduardo Maia, diretor de Gente, Gestão, ESG e Marketing da Malwee.

“Estamos em um momento bem interessante de sustentabilidade na Malwee. Temos um negócio verticalizado, do fio ao consumidor, sempre olhando o cliente no centro. Hoje 85% do nosso fio vem de peças usadas e queremos chegar a 100% até 2030. Inspirar e orientar o consumidor nesta jornada é a nossa missão”, revelou Maia.

E para seguir encantando o cliente, comunicação e adaptação passaram a ser fundamentais quando falamos de sustentabilidade. “Sustentabilidade e inovação estão muito associadas à perenidade. Como continuamos sendo amados e escolhidos por todos? Só estando à frente das tendências e das mudanças. Adaptabilidade é fundamental, principalmente nos dias de hoje”, afirmou Rodrigo Brito, da Coca-Cola.

Sustentabilidade atrelada ao resultado é o futuro da agenda ESG nas empresas

E os resultados?

Se a agenda ESG já passou de um diferencial para uma obrigação, será que a sustentabilidade pode estar atrelada aos resultados? “É fundamental que esteja. E nós temos a responsabilidade de transformar a sustentabilidade em algo atrativo, ‘cool’, principalmente para as novas gerações. A lucratividade vem a partir disso e de forma natural”, revelou Patrícia Lima.

“Temos uma história que nos ajudou a ter a sustentabilidade como valor. Precisamos entender que os recursos, o impacto e a comunidade fazem parte de todo o processo. Quando amarramos tudo, isso tem que fazer parte do negócio. O consumidor não entende pagar mais ou menos. Temos que fazer essa facilitação para ele, principalmente pela experiência, mostrando o benefício. Quando conseguimos facilitar a compreensão do consumidor estamos mudando o jogo”, afirmou o executivo da Malwee.

E para além dos resultados, a sustentabilidade pode entrar também na estratégia da empresa. E o mais novo case da Coca-Cola, apresentado no painel, deixou isso bem claro. “Estamos lançando as garrafas retornáveis serializadas. Elas contam com um QR code individual impresso a laser. Além de fomentarmos a sustentabilidade, também poderemos entender o nosso consumidor. Qual cidade é mais circular? Qual supermercado é mais retornável? Quanto tempo aquela garrafa ficou na casa do cliente até ser devolvida? Essas informações podem ser muito úteis para o negócio”, revelou Rodrigo Brito.

E para os curiosos de plantão, o executivo revelou quando as tais garrafas retornáveis serializadas estarão aqui pelo Brasil. “Já estamos operando com elas no Chile, mas no início do próximo ano, vocês já poderão encontrar com elas por aqui”, finalizou Brito.

O Latam Retail Show 2024 é a 9ª edição do evento e acontece no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo. O LRS é realizado pela Gouvêa Experience e tem cobertura especial da Mercado&Consumo, que conta com um estúdio montado dentro da área expositiva do evento.

Postagem anterior

Tupperware entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Próxima Postagem

Lançamento de produtos de marca própria do Carrefour e Sam’s é decidido com base em dados

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Lançamento de produtos de marcas próprias do Carrefour e Sam's é decidido com base em dados

Lançamento de produtos de marca própria do Carrefour e Sam's é decidido com base em dados

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.