Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Nove em cada dez brasileiros fazem a compra do mês sempre no mesmo lugar

Entre os canais de compra, 68% dos consumidores realizam suas compras exclusivamente em lojas físicas

Redação de Redação
17 de julho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Nove em cada dez brasileiros fazem a compra do mês sempre no mesmo lugar

Os brasileiros seguem um padrão definido de consumo, concentrando suas compras nos mesmos estabelecimentos e mostrando pouca disposição para trocar de loja com frequência. Dos 3.996 entrevistados pela pesquisa Canais de Compra Varejo 360, 34,1% afirmam que compram sempre no mesmo estabelecimento, enquanto 59,5% geralmente permanecem fiéis, com poucas exceções. Apenas 6,4% diversificam a cada mês, evidenciando um comportamento de compra estável e confiável.

Entre os canais de compra, 68% dos consumidores brasileiros realizam suas compras exclusivamente em lojas físicas, e apenas 1,4% utilizam somente canais virtuais como aplicativos e sites. Um comportamento híbrido, que mescla físico e digital, é observado em 30% dos consumidores — tendência mais frequente nas classes A e B.

“Os dados reforçam que entregar uma solução completa e conveniente ao shopper é essencial para conquistar e manter sua preferência”, afirma Fernando Faro, fundador da Varejo 360.

Para a tradicional compra de mês, os formatos preferidos são:

  • Supermercado: 57,8%
  • Atacarejo: 27,2%
  • Hipermercado: 9,4%
  • Lojas virtuais: 2,8%

Mesmo para compras maiores, o digital já mostra sinais de crescimento, com uma minoria expressiva utilizando canais virtuais.

Os principais fatores que influenciam a escolha do estabelecimento são:

  • Encontrar tudo o que precisa (41,5%)
  • Proximidade da residência (40,6%)
  • Promoções relevantes, preços justos e sortimento também aparecem como atributos valorizados.

Já nas compras de reposição, realizadas com maior frequência:

  • Supermercado: 41,9%
  • Atacarejo: 19,4%
  • Lojas especializadas (açougue, peixaria, quitanda): 11,9%
  • Minimercado: 10,7%
  • Hipermercado: 10%
  • Lojas virtuais: 5,4%

Assim como nas compras mensais, o consumidor valoriza a proximidade (47,2%), encontrar tudo o que procura (38,2%), além de promoções e preços justos.

Imagem: Envato

Postagem anterior

inDrive lança serviço de entregas com foco em PMEs e atendimento prioritário

Próxima Postagem

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como a IA está transformando os programas de fidelidade

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.