Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo está se adaptando às mudanças de comportamento do consumidor

Jean Rebetez de Jean Rebetez
16 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O NRF 2018 (o maior evento de varejo do mundo, que acontece anualmente em Nova York, com estandes, expositores e palestras sobre as novidades do setor) se apresenta sutilmente aos seus participantes nesta edição.

Diferentemente de outros anos, onde afirmações contundentes foram cunhadas, como: “Brick is the new black” (as lojas físicas estão de volta) ou “O fim das lojas físicas pelo digital”.

Nesta edição não há chavões bombásticos ou trombetas do apocalipse, muito pelo contrário, o que vimos até agora, e tende a ser uma tônica, é o balaço, o equilíbrio entre os canais, gerando o conceito “No Channel”, referindo-se a liquidez entre canais. Essa liquidez sem fricção, ou mesmo competição, gerada por um consumidor OMNI.

A maior disruptura, até o momento observada, foi o comportamento do consumidor.

Exigente, buscando conveniência, serviço, curadoria, imparcialidade e, acima de tudo, propósito, troca o “preciso comprar” por “eu quero comprar”!

Nessa jornada onde a volatilidade é o novo estado normal das coisas, mudanças acontecem repentinamente e se multiplicam pelas redes, influenciando opiniões, desejos e consumo.

A tecnologia encontra o varejo (Retail meets Tech) e, desse encontro nasce a simplicidade para o consumidor, a conveniência, a não fricção.

Do lado de lá, nas organizações por sua vez, um sistema de coleta e análises de dados se forma e se torna mais robusto a cada dia gerando a habilidade de modificar o ambiente de loja física como modificamos o digital (Game Changer).

O nosso pensamento é linear e a tecnologia é exponencial, dessa maneira, a evolução é fulminante e os algoritmos que surgem passam a predizer o que os consumidores buscam on e, especialmente, offline e não só isso, satisfação, ruptura, slow move, heat zones e por aí vai, são mensurados por hora, período, categoria, sexo, idade….

Em um dinamismo tão acelerado de influências e circunstâncias, as empresas adotam o que vimos aqui, um conceito de “Lab Thinking”, para testar novos formatos, tecnologias e serviços. Se comprovado, sua relevância escala-se.

A loja física não sofria nenhuma alteração significativa há mais de 100 anos, a nova loja física finalmente incorpora o novo comportamento do consumidor, fazendo parte de um ecossistema ampliado e sem fronteiras.

Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo. Esses conceitos são aplicados diariamente em nossos diversos trabalhos com os nossos clientes.

Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudá-lo!

Postagem anterior

Empoderamento feminino foi o tema do segundo dia da NRF 2018

Próxima Postagem

Neil Stern do Ebeltoft Group fala sobre o varejo do futuro

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Neil Stern do Ebeltoft Group fala sobre o varejo do futuro

Neil Stern do Ebeltoft Group fala sobre o varejo do futuro

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.