Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

IA a serviço do consumidor apoia o varejo em momento desafiador

AWS Retail Symposium 2025 mostrou caminhos para solucionar dores do mercado

M&C Media Labs de M&C Media Labs
15 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Serviços, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário macroeconômico global tem trazido desafios para diversos setores. No Brasil, fatores como juros elevados e mudanças no ambiente internacional tornam o dia a dia do varejo ainda mais complexo, já que os efeitos das decisões econômicas costumam aparecer de forma mais clara somente após alguns meses.

“Desde a última decisão do Banco Central, o ambiente de juros no Brasil permanece estável no patamar de 15%. À medida que a política monetária continue a atuar sobre a economia, seus efeitos cumulativos e defasados se refletirão na dinâmica de consumo, que já tem mostrado sinais incipientes de desaceleração. A tal defasagem é um fator importante na análise do desempenho do varejo”, avaliou André Matcin, economista do Itaú BBA, durante o AWS Retail Symposium 2025 — evento anual promovido pela AWS, realizado em São Paulo.

Na tentativa de conseguir vencer as barreiras econômicas impostas pelo momento, as empresas precisam ser criativas, buscando alternativas, principalmente para engajar o consumidor. E neste caso a tecnologia pode se tornar uma grande aliada. “O varejo é um lugar de transformação contínua, em que o consumidor está em transformação contínua. Jeff Bezos sempre diz que ‘nossos clientes estão sempre maravilhosamente insatisfeitos’. O consumidor está sempre esperando algo mais. Então o momento é de desafio, mas de oportunidade também”, garantiu Enio Garbin, especialista em Varejo e Bens de Consumo da AWS.

Cases de sucesso

Inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning se tornaram fundamentais para que as empresas consigam transformar o desafio em oportunidade. “O uso de Inteligência artificial dentro da RD Saúde é muito facilitado com a parceria que temos com a AWS. Ela possibilita, por exemplo, que utilizemos a Nuvem para que consigamos escalar um volume grande de informações de maneira muito mais fácil”, afirmou Eder Martins, IT Architecture Manager da RD Saúde, que falou sobre o case da farmacêutica com a AWS no palco do evento.

Quem também mostrou que a tecnologia pode ser a mola propulsora do atual momento, principalmente no incremento da experiência do consumidor, foi o Grupo Boticário, que também esteve no palco do AWS Retail Symposium 2025. Ações como a utilização de Inteligência Artificial para melhorar a acessibilidade do e-commerce, o enriquecimento das fichas de produtos com o uso de IA generativa e o incremento da busca do e-commerce foram citadas por William Moraes, Principal Engineer do Grupo Boticário.

“A busca já é bem utilizada. Participa hoje de 60% do fechamento de pedidos. Não é suficiente só colocar mais produtos na home. É importante que a busca responda cada vez melhor. Isso melhora a experiência para todos os nossos usuários. E isso com certeza acaba transferindo para a conversão”, exemplificou Moraes.
O momento realmente pode ser desafiador, no Brasil e no mundo, para o varejo e para inúmeros outros setores. Mas a importância do compartilhamento de conteúdo pode ser uma grande oportunidade de ganha-ganha para as empresas.

“Criar esse senso de comunidade entre as empresas do varejo brasileiro é muito importante. Nossos clientes trouxeram as coisas mais relevantes que eles estão fazendo utilizando IA generativa, IA Agêntica para trazer mais performance, mais eficiência e, consequentemente, melhorar a experiência dos seus clientes. As empresas podem impulsionar e aprender umas com as outras”, finalizou Eric Secco, líder de Varejo e Bens de Consumo AWS, fazendo um balanço sobre a edição de 2025 do AWS Retail Symposium.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Stanley se une ao fenômeno Jennie, do Blackpink, e lança collab exclusiva

Próxima Postagem

Temos muito mais advogados e formamos muito menos cientistas de dados, engenheiros, tecnólogos e matemáticos. O que significa isso?

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Temos muito mais advogados e formamos muito menos cientistas de dados, engenheiros, tecnólogos e matemáticos. O que significa isso?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile