Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

O fim do varejo como conhecemos?

Redação de Redação
13 de dezembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

É incrível como a revolução digital pela qual ainda estamos passando está transformando a maneira como consumimos e nos relacionamos com marcas e produtos.

Convidado para uma entrevista para o segmento de supermercados, me perguntaram sobre tendências e como essas poderiam influenciar o mercado.

Eu acredito que mais do que falarmos pontualmente de tecnologias, como o impacto de tecnologias como RFID ou Realidade Virtual ainda poderiam trazer ao mercado, seja interessante termos uma visão um pouco mais ampla e que nos permite observar que na verdade o varejo e as relações de consumo depois de serem transformadas pela revolução e fusão dos canais, agora passa pela revolução da segmentação.

Embora ainda falamos em supermercado, não faz sentido que no futuro próximo esse hoje segmento seja entendido como um business de “abastecimento residencial”? Os consumidores estão cada vez mais trocando os canais de compra e recebimento, não sendo mais necessários os espaços para a aquisição dos bens, e podendo retirar esses da forma que quiser, até mesmo entregando em casa ou retirando via drive-thru. Até mesmo a “curadoria” de produtos e marcas já é oferecida por algumas empresas, evitando para quem não tem tempo, que se tenha o trabalho de escolher entre produto, preço e marca.

E da mesma maneira, como os demais segmentos serão impactados por novas empresas e tecnologias? Será que o segmento não dará vez ao abastecimento de nossas necessidades cada vez mais automatizado? Maslow novamente?

Pet Shop? E uma assinatura mensal de rações, tratamentos, e até mesmo vacinações de acordo com a idade e tipo de seu bichinho?

Combustível? Desde o ano passado, já surgiram no mercado algumas startups se iniciando pelo mundo do delivery de combustível.

Moda? Curadorias virtuais já entendem as necessidades e o lifestyle de seus consumidores, e já oferecem guarda-roupas completos (e por vezes até mesmo temporários)

Não dá para afirmar o que vai acontecer, mas nada será como hoje está.

Fonte: Administradores

 

Postagem anterior

Produção industrial e vendas no varejo da China sobem mais que o esperado

Próxima Postagem

Conheça Adyen, a empresa que você já usou, mas nunca ouviu falar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
Próxima Postagem

Conheça Adyen, a empresa que você já usou, mas nunca ouviu falar

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.