Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

BRF entra na Turquia com aquisição de empresa de aves Banvit

Redação de Redação
12 de janeiro de 2017
no Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A multinacional de alimentos BRF anunciou nesta segunda-feira a compra do controle da produtora carne de aves Banvit, na Turquia, empresa avaliada em 470 milhões de dólares, no primeiro passo para acelerar o crescimento da sua subsidiária OneFoods e fortalecer a presença no mercado muçulmano.

A operação, que marca a entrada da companhia brasileira naquele país, contempla em um primeiro momento a aquisição de 79,5 por cento da Banvit e, posteriormente, uma oferta pública aos 20,5 por cento minoritários restantes, sendo que esta segunda fase está sujeita ao cumprimento de algumas condições.

A aquisição será realizada por meio de uma joint venture formada entre a BRF e o fundo soberano do Catar (Qatar Investment Authority – QIA), que terão 60 e 40 por cento da participação societária, respectivamente.

Cálculos feitos pela Thomson Reuters estimam um desembolso aproximado de 160 milhões de dólares pela participação da BRF na primeira etapa da compra da Banvit, conforme valor da empresa inclui dívida da empresa turca de 130 milhões de dólares.

De acordo com o vice-presidente de finanças e relações com investidores da BRF, Alexandre Borges, a avaliação (valuation) da empresa considera um múltiplo de 6,4 vezes o Ebitda esperado para 2016 da Banvit. “É um valuation que consideramos atraente.”

O executivo disse à Reuters que o formato de financiamento da aquisição ainda está em aberto. O fechamento da operação deve levar em torno de 90 dias, segundo o executivo, quando essa decisão será tomada.

“Podemos usar caixa próprio, temos caixa para isso, ou podemos usar outra alternativa que vier a fazer com a OneFoods … Está em aberto.”

Os ativos da Banvit serão incorporados à OneFoods, subsidiária da BRF dedicada ao mercado halal (de alimentos produzidos de acordo com os preceitos do Islã), que começou a operar na semana passada.

A Benvit representará cerca de 25 por cento das vendas da OneFoods, afirmou a BRF, que identificou sinergias com valor presente líquido de 150 milhões a 180 milhões de dólares.

Borges disse também que a aquisição faz todo o sentido dentro dos planos de alternativas estratégicas para a subsidiária na região e mostra as oportunidades que existem nesse mercado.

“Inclusive, a operação com o fundo soberano do Catar prevê potencial migração dessa participação do fundo na Banvit para a OneFoods, caso ocorra um IPO.”

Na semana passada, a Reuters noticiou que a BRF está se preparando para tentar levantar cerca de 1,5 bilhão de dólares com a venda de fatia de 20 por cento da OneFoods, por meio de uma oferta pública inicial de ações em Londres (IPO, na sigla em inglês). A empresa disse que nenhuma decisão foi tomada.

De acordo com a BRF, a Banvit é líder de mercado na Turquia e uma empresa completamente integrada, com instalações que vão do controle da ração ao processamento final do alimento.

A companhia possui cinco fábricas de ração, quatro incubatórios e cinco plantas produtivas.Antes da aquisição do controle da Banvit, a OneFoods já operava 10 plantas, sendo oito localizadas no Brasil, uma nos Emirados Árabes Unidos e uma na Malásia.

Para a BRF, o mercado turco oferece um grande potencial de crescimento, já que a Turquia responde por cerca de 10 por cento do consumo de aves halal no mundo.

A empresa destaca ainda que o consumo local de frango per capita é pequeno e o mercado de alimentos processados apresenta baixa penetração.

Fonte: Exame

Postagem anterior

10 ideias erradas sobre empreender que só levam ao fracasso

Próxima Postagem

Grupo GS& Gouvêa de Souza realiza Retail Executive Summit em Nova Iorque

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

Grupo GS& Gouvêa de Souza realiza Retail Executive Summit em Nova Iorque

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.