Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Marcos Gouvêa apresenta o futuro do varejo durante o Retail Trends 2019

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2019
no Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral e Eduardo Yamashita, COO, ambos do Grupo GS& Gouvêa de Souza, fizeram a apresentação “A evolução do varejo de 2000 a 2025 – De onde viemos e para onde vamos”  sobre o panorama do varejo e os possíveis caminhos que o setor deverá seguir nos próximos anos.

Em 1948 a Sears abriu a primeira unidade no Brasil. Nos anos 1960, o primeiro shopping foi aberto. Nessa época, o varejo ainda era dominado por grupos familiares. O movimento atual que estamos vivendo ainda era incipiente. A maior aceleração do varejo aconteceu nos últimos 20 anos.

O PIB em 2000 era de 4,6 bilhões e hoje é de 7,9. A quantidade de lojas por 100 mil habitantes passou de 7 para 14, além disso, a informalidade diminuiu. “Por outro lado, apenas pouco mais de 3% das vendas do varejo brasileiro acontecem no meio online”, disse Yamashita.

De 2000 a 2009 a expansão do varejo aconteceu de forma mais forte. “Foi um período em que os grupos financeiros, pela expectativa de manutenção do consumo vieram para o Brasil. também acontecerão fusões e aquisições para ajudar neste crescimento. O comércio eletrônico começou e enfrentou a bolha da internet, que atrasou o processo de digitalização aqui”, resumiu Gouvêa.

De 2010 até hoje, aconteceu a expansão multicanal, a chegada do omniconsumidor empoderado e a maior consolidação do varejo. “Por outro lado, grupos internacionais deixaram o Brasil porque tiveram dificuldades em manter seu modelo de atuação aqui e decidiram sair do país”, explicou Gouvêa.

No ano passado encerramos o ciclo – da que foi talvez – a maior recessão da história brasileira. As empresas se tornaram mais eficientes e produtivas, devido às mudanças pelas quais tiveram que passar para enfrentar a crise. “Novas tecnologias de VR e AR, além das de voz estão se desenvolvendo e vindo para o varejo”, disse Marcos Gouvêa.

“A área de Material de Construção deverá ser marcada por fusões, marcas próprias e pelo uso de realidade virtual e realidade aumentada”, disse Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP.

Já os segmentos de Farmácia e a Saúde deverão ser marcados pela consolidação do mercado, crescimento de marcas próprias. “Além disso, nossa legislação tenderá a ser mais flexível, permitindo que novas categorias sejam comercializadas nestes locais”, esclareceu Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult.

Moda & Vestuário são marcadas pela preocupação com sustentabilidade que cresce entre os consumidores. “A tecnologia deverá crescer também. É quase como se tivéssemos um smartwatch acoplado às nossas roupas. Elas serão adaptáveis à temperatura e poderão ajudar em deficiências e a evitar ataques cardíacos, por exemplo”, disse Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital.

Em Alimentos e Conveniência deverão surgir novos formatos, com lojas menores. A experiência e a conveniência deverão se manter e crescer, estando fortemente aliadas ao digital, com delivery, pick up in store e outras modalidades que facilitam as compras para os consumidores.

No setor de Foodservice, a alimentação fora de casa deve crescer. Robôs farão parte do dia a dia dos restaurantes, trazendo praticidade. “Cerca de 30% da população brasileira será vegetariana. Existem controvérsias quanto ao número, já que os hábitos tendem a variar, mas esta é uma tendência”, disse Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra.

Os automóveis autônomos devem crescer, assim como o compartilhamento. “Todas estas mudanças obrigarão as montadoras a rever seus modelos de negócio. Os modelos de aluguel são um dos possíveis caminhos”, disse Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS&Friedman.

“As indústrias estão cada vez mais presentes no varejo e tendem a expandir por meio do franchising. As marcas que atuam pelo modelo tendem a crescer”, disse Lyanna Bittencourt, sócia-diretora da Bittencourt.

“O e-commerce deve crescer, chegando a 80 e 85% do faturamento dos negócios, tamanha a sua importância”, disse Caio. A alimentação deverá ser o negócio chefe do online.

As Vendas Diretas também receberão a influência do digital. “Novas categorias deverão entrar neste negócio, mas a área de beleza deverá continuar predominando”, disse Janice Mendes, diretora da GS&Malls.

“Cerca de 80% dos novos shoppings centers deverão ser de uso misto, com hotéis, escritórios, etc. A área de Alimentação deverá crescer também, em uma tendência que já pode ser notada hoje”, disse Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls.

Marcos trouxe algumas projeções para o varejo até 2025. O setor deve crescer internacionalmente, devido ao acirramento da concorrência interna. A informalidade deve diminuir e o digital deve crescer, chegando a 8 ou 9%, se mantendo ainda baixo em relação ao resto do mundo, mas acima dos atuais 3,5%. Além disso, os fornecedores com canais exclusivos para o varejo devem crescer e as lojas nascidas digitais devem implantar plataformas omnichannel.

Nos próximos seis anos, os pagamentos digitais devem crescer ainda mais, as realidades aumentada e virtual devem ajudar o e-commerce a recuperar a rentabilidade. As marcas próprias continuarão a trajetória de crescimento. Empresas internacionais também aumentarão suas participações no mercado brasileiro e a quantidade de empresas de capital aberto deve crescer.

 

* Imagem: Rodrigo Augusto

Postagem anterior

Walter Longo traz os principais aprendizados do NRF Retail’s Big Show 2019

Próxima Postagem

Ikea lança planos de assinatura para aluguel de móveis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Black Friday

Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor na Black Friday

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Ikea lança planos de assinatura para aluguel de móveis

Ikea lança planos de assinatura para aluguel de móveis

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile