Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Loja e shopping do futuro: plataforma, destino e experiência

Pontos de venda são espaços de conexão, experiência e fortalecimento da marca

Aiana Freitas de Aiana Freitas
2 de julho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Loja e shopping do futuro: plataforma, destino e experiência

A loja física e o shopping center seguem vivos — mas precisam mudar. Para especialistas, o varejo do futuro (ou seria do presente?) será cada vez mais um hub de dados, experiências e conexões. Com a digitalização acelerada e consumidores mais exigentes, o real estate deixa de ser apenas espaço para se tornar destino. E o varejo precisa repensar o básico: do contrato com lojistas à jornada do cliente e do vendedor.

O tema foi debatido no painel “O novo papel do varejo físico: relevância, experiência e transformação dos espaços comerciais” durante o Abiesv Insights, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) em São Paulo nesta terça, 1º. O evento reuniu executivos, especialistas e líderes empresariais para discutir tendências que já estão redesenhando o setor e teve a Mercado&Consumo como media partner.

“O futuro já está entre nós. Hoje, 50% das vendas na Coreia do Sul já são online”, contou Janice Mendes, diretora-executiva da Gouvêa Malls, que fez uma viagem recente para aquele país (confira mais sobre o que ela viu por lá no artigo exclusivo divulgado na Mercado&Consumo). “Assim como nossa vida não é só mais apenas on ou apenas off, os nossos negócios também não são. Está tudo junto e misturado e não existem respostas prontas. Quanto mais a tecnologia avança, mais buscamos a emoção humana.”

Nesse contexto, é necessário rever o papel do real estate, que deixa de ser apenas sobre entrega de espaço para se tornar, de fato, um assunto sobre destino. “Na evolução do modelo de negócio do real estate, ele se torna uma plataforma, como a Uber, que conecta sellers e buyers. Estamos na construção dessa jornada e, para isso, precisamos de dados. Além de oferecer um programa de fidelidade, o shopping pode participar de todo o sistema financeiro. Assim, ele consegue saber com maior acuracidade qual é o comportamento do consumidor e desenvolver produtos adicionais.”

Francisco Ritondaro, professor e especialista em varejo, concorda. “Para o shopping continuar relevante, ele tem de rever toda a sua lógica. Antes, bastava alugar lojas e fazer campanhas Dia das Mães ou de Natal. Hoje, não. O cliente precisa querer ir à loja física. E o shopping, como a loja, precisa ser atrativo”, diz Francisco Ritondaro, professor e especialista em varejo. Para ele, oferecer experiência é fundamental nesse contexto.

Além disso, existe um novo desafio quando se fala em como se cobrar os lojistas. “As lojas serão locais transacionais, mas não necessariamente de entrega. Isso muda a relação contratual. As lojas, para continuarem viáveis, terão de ter outro tamanho.”

Para Renato Fregnani, CEO da Freg Design e presidente do Retail Design Institute (RDI), o momento é de busca por novos caminhos. “O espaço varejista tem de ser muito mais experimental do que transacional. Isso não está relacionado apenas a novas tecnologias, mas a fazer o básico bem feito, à maneira como se trata e recebe o cliente, desde o estacionamento até o local onde ele vai descartar o lixo dele, ao cuidado com toda fluidez no espaço.”

E complementa: “Precisamos entender a jornada do produto. Se entendermos como ele chega no local, como ele é armazenado, manipulado, exposto, como o cliente leva o produto embora. Essa jornada precisa ser bem planejada.” Além disso, ele destaca a necessidade de se pensar na jornada do vendedor, que, na prática, é o maior influenciador de compra da loja ou do shopping. “O varejo hoje é uma disputa pelo tempo do cliente e vendedor tem de ter orgulho de estar servindo naquele local.”

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Live! mira 350 lojas e acelera expansão internacional com entrada em Dubai

Próxima Postagem

Supermercado inteligente: como a IA vai revolucionar a experiência do consumidor

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Supermercado inteligente: como a IA vai revolucionar a experiência do consumidor

Supermercado inteligente: como a IA vai revolucionar a experiência do consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.