Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Farma, atacarejos e supermercados lideram ranking de furtos no varejo

Furtos, falhas logísticas e erros de planejamento estão entre as principais causas dessas perdas

Redação de Redação
1 de julho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Perdas são responsáveis por cerca de R$ 36,5 bilhões em prejuízos no varejo

As perdas causadas por furtos voltaram a crescer no varejo brasileiro, atingindo especialmente farmácias, atacarejos e supermercados, segundo a 8ª Pesquisa Abrappe de Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada em parceria com a KPMG.

O levantamento revela que, embora a média geral de perdas no varejo tenha caído de 1,77% para 1,51% em 2024, elas representam cerca de R$ 36,5 bilhões. Além dos furtos, falhas logísticas e erros de planejamento estão entre as principais causas dessas perdas no varejo.

Três segmentos se destacam negativamente:

  • O atacarejo, com a ampliação de serviços, registrou alta de 48,10% nas perdas totais e de 48,82% nos furtos.
  • O setor farma, impulsionado por furtos de medicamentos de alto valor, como Ozempic e similares, apresentou aumento de 38,93% nas perdas totais e de 29,02% nos furtos.
  • O setor supermercadista teve alta de 11,53% nas perdas totais, sendo os furtos os principais responsáveis, com 31,19%, principalmente devido a processos operacionais ineficientes.

“O varejo está em constante transformação e por isso, a área de prevenção de perdas tem ganhado cada vez mais espaço, de forma ampliada e transversal. A adoção de tecnologias, utilização mais frequente de ferramentas de Inteligência Artificial, o treinamento das equipes e o uso de estratégias inteligentes são decisivos para mitigar riscos e reduzir impactos financeiros”, destaca Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

O varejo alimentar, segmento que inclui hipermercados, supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e de vizinhança, apresentou um salto no índice médio de perdas, passando de 1,91% para 2,39% no último ano, um crescimento de 25% no período.

Por outro lado, sete setores apresentaram queda no índice de perdas:

  • Calçados, com redução de 23,63%
  • Moda, com queda de 81,64%
  • Perfumarias, com recuo de 56,65%
  • Eletromóveis, com redução de 8,04%
  • Materiais de construção, também com 8,04%
  • Magazines nacionais e regionais tiveram quedas de 20% e 43,38%, respectivamente

Imagem: Envato

Postagem anterior

Latam Retail Show 2025 reunirá 250 palestrantes e contará com mais de 100 horas de conteúdo

Próxima Postagem

Do custo ao lucro: como construir uma visão financeira por cliente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Do custo ao lucro: como construir uma visão financeira por cliente

Do custo ao lucro: como construir uma visão financeira por cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile