Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Penalty supera crise da pandemia e vê faturamento dobrar em 2022

A empresa, criada em 1970, tem hoje suas três fábricas trabalhando a todo vapor

Redação de Redação
3 de dezembro de 2022
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Penalty supera crise da pandemia e vê faturamento dobrar em 2022

Depois de passar muito perto da ruína financeira, a Penalty conseguiu respirar aliviada com a forte retomada da vida esportiva no País após a pandemia e já observa seu faturamento indicar uma retomada. A empresa, criada em 1970, tem hoje suas três fábricas trabalhando a todo vapor. Uma é dedicada à produção de calçados e caneleiras, na Paraíba, e duas ficam na Bahia: uma produz bolas de futebol, e a outra, meias e linhas elásticas.

No pior momento da pandemia, quando quadras, clubes e escolas ficaram fechados diante da necessidade de barrar o ritmo de transmissão da covid-19, a Penalty aproveitou o momento ruim ao negócio para recalibrar sua prateleira de produtos. O olhar se direcionou aos materiais de maior giro, ou seja, aqueles que entram e saem mais rapidamente das prateleiras das lojas.

Agora, a empresa colhe os frutos e espera uma boa atuação do Brasil na Copa do Mundo – se o hexa vier, mais se venderão acessórios para a prática do futebol, explica o fundador da Penalty e membro do conselho de administração do Cambuci (a dona da marca), Roberto Estefano.

Os números provam a recuperação. Conforme os dados mais recentes divulgados, referentes ao período entre janeiro e setembro deste ano, a receita líquida chegou a R$ 313 milhões, o dobro da obtida um ano antes. Já o lucro foi de R$ 43,9 milhões, cinco vezes maior no comparativo anual.

A Penalty não abre os dados de sua produção mensal, mas diz possuir 45% do mercado de bolas, um segmento que vai bem além do futebol, com produção para vôlei e basquete, e 35% de participação no segmento de chuteiras.

Fornecedor local

Estefano conta que também fez parte da estratégia durante a crise o desenvolvimento de matérias-primas para os produtos, o que garantiu a máxima da marca de “melhor custo-benefício”. A administração da Penalty se debruçou em novas formulações de compostos de borracha e novos laminados para os calçados e bolas.

Mas houve ainda um fator externo que ajudou a dar um gás na recuperação: com a disrupção das cadeias produtivas, com a covid na China e o adicional de guerra entre Rússia e Ucrânia, o produtor nacional saiu na frente para atender à demanda. Hoje, sua dependência da matéria-prima importada é bastante baixa: cerca de 5% do total.

Estefano diz que novos investimentos poderão ser feitos após a troca de governo. Isso, segundo ele, vai depender dos planos econômicos do novo governo. Na Bolsa de Valores, as ações da Cambuci acumulam alta de cerca de 30% no ano. O Grupo detém também a marca Stadium.

Com informações de Estadão Conteúdo (Fernanda Guimarães).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Casas Bahia Marginal Tietê completa um ano e solidifica conceito “store in store”

Próxima Postagem

“Pão de Açúcar vai voltar a ser supermercado premium”, diz presidente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pão de Açúcar GPA anuncia troca de presidente; Marcelo Pimentel assume empresa

"Pão de Açúcar vai voltar a ser supermercado premium", diz presidente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.