Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Automação de lojas físicas atrai consumidores digitalizados

Adotando hábitos de autoatendimento, clientes estão voltando às compras em lojas físicas em números semelhantes aos de antes da pandemia

Redação de Redação
1 de dezembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

Os consumidores estão retornando às lojas físicas em números semelhantes ao período pré-pandemia. Mais digitalizados, eles utilizam serviços como o Pix, ferramentas de autoatendimento e compras pelo celular. É o que indicam os resultados da 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores realizada pela Zebra Technologies Corporation, especializada em soluções digitais.

Embora a inflação tenha afetado a percepção de compras para 90% dos consumidores no Brasil, eles estão voltando às lojas para as compras de Natal. No entanto, os entrevistados relataram querer sair rapidamente das lojas e estão dispostos a usar a tecnologia de autoatendimento para agilizar o processo.

De acordo com o estudo, o envolvimento do comprador com esses tipos de soluções continua aumentando, com 69% dos consumidores afirmando que já utilizaram ferramentas de autoatendimento e self-checkout.

Além disso, 40% dos consumidores que responderam a pesquisa preferem pagar usando um dispositivo móvel ou smartphone e 93% esperam continuar a utilizar soluções de self-checkout – diminuindo, assim, a preferência por caixas tradicionais.

Automação em curso

De olho nas preferências de seu consumidor, 71% das empresas na América Latina consideram que, com a automação dos pontos de pagamento, os checkouts atendidos por pessoas são cada vez menos necessários. Quase a metade já está transformando seus espaços para oferecer opções sem contato e self-checkout.

Os consumidores também continuam contando com seus smartphones para fazer compras. Este ano, o estudo da Zebra indicou uma alta sensibilidade para o uso de celulares para identificar melhores preços. Mais da metade (60%) dos entrevistados estão procurando ofertas, descontos especiais ou cupons e 80% desejam cortar despesas para pagar as contas em dia.

Os compradores esperam ter uma experiência perfeita, seja qual for a modalidade. Oito entre dez pessoas preferem comprar na loja ou online, favorecendo os comerciantes que oferecem ambos. A comodidade continua em alta para atender à demanda: a maioria dos consumidores (86%) prefere pedir seus produtos em casa e 70% preferem empresas que oferecem o serviço de retirada na loja.

“Os compradores não veem canais diferentes, mas sim uma experiencia única, independentemente de onde ou como compram. É por isso que não falamos mais apenas de e-commerce, mas de comércio unificado ou unified commerce, como o futuro do varejo. Uma abordagem de comércio unificado pode ajudar os varejistas a entender melhor seus consumidores, entender suas preferências de compra – online, na loja, rede, smartphone ou qualquer combinação – e, assim, melhorar sua experiência geral”, afirma Andrés Ávila, gerente sênior de Marketing para o Setor de Varejo da Zebra Technologies na América Latina.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ocupação nos hotéis iguala níveis anteriores à pandemia, revela FOHB

Próxima Postagem

Maior rede de drogaria de Minas, Araujo investe para acelerar a transformação digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Maior rede de drogaria de Minas, Araujo investe para acelerar a transformação digital

Maior rede de drogaria de Minas, Araujo investe para acelerar a transformação digital

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile