Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: WhatsApp é a principal ferramenta de busca para consumidor da periferia

Pesquisa mostra que esse cliente utilizará canais digitais e físicos durante o período de promoções

Redação de Redação
24 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
WhatsApp apresenta instabilidade em todo o mundo

O WhatsApp é a plataforma mais usada pelos consumidores que vivem nas periferias das cidades brasileiras para buscar promoções para esta Black Friday. A ferramenta é apontada como a preferida por 53% dos entrevistados que buscam por promoções, seguida da internet, com 38%.

Os dados são de um levantamento feito pelo Outdoor Social, negócio de impacto social que visa fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo na favela. Segundo o estudo, 88% dos entrevistados gostam de promoção e 59% disseram que irão comprar na Black Friday deste ano, sendo mais forte a intenção entre as mulheres (56%), bem como entre os que têm entre 25 e 35 anos (35%).

No levantamento deste ano, é possível observar ainda a intenção de busca de um mix de canais para as compras na Black Friday 2022, tendência que se conecta com a perspectiva phygital e omnichannel do varejo atual. Nesse sentido, 60% dos entrevistados declararam que irão comprar em canais digitais e lojas físicas.

O levantamento mostra que Eletrônicos, Calçados e Eletros Portáteis são as principais áreas de interesse de consumo para a Black Friday 2022. Essa tendência pode ser conectada com a Copa do Mundo, que tem impulsionado a compra de produtos eletrônicos.

Entre o público feminino entrevistado, perfumes, cosméticos, e produtos de cama, mesa e banho foram os mais citados durante a pesquisa. A amostra revela ainda que os preços mais baixos e produtos com 50% de desconto são os fatores que atraem o consumidor durante a data. Além desses pontos, frete grátis e entrega rápida também são fatores impulsionadores e decisórios de compra.

Jornada de compra acessível

Considerando-se os desafios relacionados à Black Friday, 69% dos entrevistados afirmam que a falta de informações sobre o produto nas lojas online contribui para a desistência de uma compra, enquanto 74% alegam que trocar produtos comprados pela internet não é uma tarefa fácil.

“É importante garantir que a jornada de compra online seja mais próxima do consumidor, com exemplos, demonstração dos produtos, linguagem acessível. Também é interessante trazê-lo para experiências digitais imersivas e marcantes, oferecendo parcerias para ativação e comunicação por WhatsApp e descontos exclusivos de forma prática por meio do QR Code, por exemplo”, comenta Emilia Rabello, CEO da holding Outdoor Social.

A pesquisa foi realizada com 414 moradores de comunidades sediadas nas cidades de Belém, no Pará (Baixada Nova Jurunas e Condor); Manaus, no Amazonas (Cidade de Deus); Fortaleza, no Ceará (Pirambú); São Luís, no Maranhão (Coroadinho); Recife, em Pernambuco (Casa Amarela); Salvador, na Bahia (Complexo de Amaralina); Brasília, no Distrito Federal (Sol Nascente); Belo Horizonte, em Minas Gerais (Aglomerado da Serra); Rio de Janeiro (Rocinha e Rio das Pedras); e São Paulo (Heliópolis e Paraisópolis). A margem de erro é de 5%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mulheres são sócias majoritárias de 4 em cada 10 empresas no Brasil

Próxima Postagem

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile