Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Natura amplia e renova benefícios para o desenvolvimento social de suas consultoras

Criado em 2004, o Movimento Natura foi desenvolvido visando mobilizar a rede de consultoras da marca em trono de temas socioambientais

Redação de Redação
19 de outubro de 2022
no Destaque do dia, ESG, Gestão, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Natura

A Natura, multinacional brasileira do setor de cosméticos, anunciou a ampliação do portfólio de benefícios envolvidos no Movimento Natura. Agora, a empresa quer aumentar a capacidade de impacto social da marca e desenvolver o empreendedorismo.

Criado em 2004, o Movimento Natura foi desenvolvido visando mobilizar a rede de consultoras da marca em trono de tema socioambientais. Na época, segundo a empresa, já havia uma crença interna da possibilidade de aumentar o impacto social da companhia por meio das consultoras.

“No início dos anos 2000, em parceria com o MEC, a Natura mobilizou as Consultoras de Beleza para preencher as vagas de EJA (Educação de jovens e adultos) disponíveis no Brasil. Em três semanas, milhares de vagas foram preenchidas”, contou Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura. O executivo ainda destacou o feito como um marco importante para repensar o modelo de trabalho deles.

Já em 2014, o Movimento Natura fechou parceria com Flávio Comim, economista e ex-consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para criação do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores da Natura (IDH-CN). A iniciativa provê um retrato socioeconômico da rede de consultores que antes era visto apenas com o papel de mobilização social.

Apenas na área educacional, a Natura já investiu R$ 31,5 milhões na rede de consultoras desde 2016, com orçamento sendo gerido pelo Instituto Natura. Ao longo dos últimos seis anos, esse valor cresceu 900%, assim como o número de consultoras que passaram por alguma oportunidade educacional, que totalizam 510 mil desde 2016.

Somente em 2022 já foram distribuídas mais de 5 mil bolsas para cursos preparatórios do Enem e ENCCEJA. Toda a distribuição segue as especificações do “Compromisso com a Vida 2030”, declarado pela holding Natura&Co. Segundo nota, o investimento em educação deve crescer, pelo menos, 20% até 2030.

Outras frentes

Além do apoio na parte educacional, o Movimento Natura também busca dar o suporte para diversas questões. Na parte de saúde, por exemplo, entre os anos de 2016 e 2022 mais de 15 mil consultoras utilizaram algum serviço de saúde oferecido pelo programa. Nesse período, foram mais de 4 mil consultas e sessões de suporte psicológico gratuitas.

Com a pandemia, o programa criou e estruturou um mecanismo para a transferência de renda para apoiar sua rede. O serviço segue valendo, apesar da volta da normalidade, mas atendendo questões sociais latentes no contexto brasileiro, como a insegurança alimentar.

O movimento ainda montou uma iniciativa de enfrentamento à violência contra a mulher e oferece o atendimento de uma equipe multidisciplinar para acolher, orientar e acompanhar as consultoras. Também é oferecido abrigo em um hotel, auxílio financeiro emergencial, processo terapêutico e apoio jurídico.

“Ao longo do tempo, percebemos que todos os benefícios e programas promovidos pelo Movimento Natura contribuem com o conceito da venda por relações como um espaço de regeneração e transformação social”, destaca Agenor.

Imagem: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Mahogany inaugura novo conceito de loja com Perfume Bar

Próxima Postagem

Divino Fogão expande cardápio e passa a oferecer opções fast-food e plant-based

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Divino Fogão

Divino Fogão expande cardápio e passa a oferecer opções fast-food e plant-based

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.