Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Pesquisa da Mosaiclab aponta que os canais com maior potencial de crescimento são o markeplace, aplicativo próprio, live commerce, metaverso, e loja autônoma

Larissa Féria de Larissa Féria
22 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Após o período difícil vivido pelo varejo em 2020 e 2021, anos mais críticos da pandemia de covid-19, o setor vem se recuperando ao longo de 2022 e os líderes varejistas estão otimistas em relação aos próximos anos: 89% acreditam que o varejo estará melhor do que é hoje nos próximos 5 a 10 anos, segundo uma pesquisa da Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, apresentada no Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo.

Entre os entrevistados, 59% acham que o setor estará muito melhor e irá desenvolver muito. Outros 30% acreditam que estará um pouco melhor, enquanto 6% pensam que estará próximo ao que é hoje. Apensa 1% acha que estará pior.

Essa positividade está relacionada com a recuperação dos negócios atualmente: para 42% o faturamento já está maior comparado ao período anterior à pandemia; para 25% está igual, para 22% ainda está menor e 11% preferiram não responder.

Entre as vertentes apontadas pelos líderes como impulsionadoras do varejo estão a digitalização, integração e proximidade.

No campo da digitalização, 71% acham que o uso de inteligência de dados para venda impulsionará o varejo nos próximos anos. Para 58%, será a recomendação de venda baseada em inteligência de dados e para 54% a entrega conectada, com controle de itinerário e temperatura, por exemplo.

Outras tendências 

Na vertente da integração, 73% condisseram que a ominicalidade vai crescer e transformar os negócios do varejo, enquanto 61% acreditam que será o marketplace e 59% apostam em lojas com conceitos integrados para experiência.

A pesquisa também aponta que o futuro será cada vez mais humanológico, assim como a proximidade com digitalização são vetores essenciais. Na opinião dos líderes, as tendências que devem crescer nos próximos anos são vendas por redes sociais (59%), delivery (57%), comércio de bairro e proximidade (54%) e click e retire (54%).

Já os canais com maior potencial de crescimento em participação são o markeplace, que hoje representa 33% e pode chegar a 59%; aplicativo próprio, de 19% para 46%; live commerce, de 12% para 36%; metaverso, passando de 5% para 32%; e loja autônoma, de 5% para 21%.

As barreiras atuais para o crescimento do setor de varejo apontadas pelos líderes são: instabilidade econômica e política, aumento nos custos, impostos, taxas, frete, mão de obra, matéria prima, burocracia; qualificação, escassez e comprometimento da mão de obra; novos formatos de negócio, novas exigências, concorrência predatória, informalidade investimento/crédito; dificuldade de acesso a crédito para investimento; e macro crises, com novas ondas pandêmicas e guerras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Humanizar é preciso!

Próxima Postagem

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile