Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Foco no cliente, automação e ecossistemas são as chaves do pioneirismo em inovação da China

Especialista em tecnologia da Ásia fez parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show 2022

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
21 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
China
[the_ad id="169690"]

Enquanto o Brasil começou a vislumbrar a chegada da tecnologia de internet móvel de quinta geração (5G) em meados de agosto deste ano, em 2020 a China já era o país mais conectado em 5G do mundo, com mais de 400 mil antenas por suas ruas. A chave para entender o futuro do Ocidente está em observar o país asiático, pioneiro em diversas tecnologias, e seu novo normal.

[the_ad id="138406"]

É o que diz Pascal Coppens, autor do livro “China’s New Normal: How China sets the standard for innovation“ e um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 deste mês no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fez uma cobertura especial do evento.

“A diferença entre a China e os outros países é que ela não espera as tendências emergirem para construir a sua versão. O país não quer seguir os demais, mas sim ser o melhor e reescrever a história. Histórias com novas tecnologias“, explica Coppens. 

O executivo conta que o gigante asiático tem o customer centricity, a automação e a criação de ecossistemas como fortes pilares de sua cultura comercial. Em um Sales Day, um dos grandes festivais de compras do país, companhias como Alibaba direcionam suas plataformas e algoritmos ao consumidor, chegando a faturar US$ 4 bilhões em vendas durante a data.

Coppens conta que a China, que registra 500 mil pacotes sendo entregues diariamente, se utiliza de entregas robotizadas para cumprir os prazos e realizar toda a logística em datas com grandes volumes de compras.

“Com esse volume de entregas, o consumidor receberia sua compra 40 anos depois de realizar o pedido se contássemos apenas com entregadores humanos. O segredo é a automação; a China é totalmente automatizada”, complementa. 

Live streaming e metaverso

Em uma sociedade que diminui cada vez mais as fronteiras entre o digital e o físico, Coppens conta que o comércio da China é ditado atualmente por influenciadores. Com tendência semelhante no Brasil, micro-influenciadores são embaixadores de grandes marcas, se apresentando como ponte para usuários assíduos de redes sociais e potenciais consumidores. “Na China, todo mundo está se tornando influenciador. Até agricultores hoje em dia fazem lives para mostrar ao mundo que também têm algo a dizer”, diz.

Para o palestrante, empresas que não investem em ferramentas como live streaming e plataformas de vídeos estão fadados a viverem no passado. Com o consumidor se tornando cada vez mais digitalizado e se utilizando de canais ominichannel, as companhias tendem a se tornar, elas mesmas, também imersas no universo digital. “O live streaming e o metaverso não são o futuro, são o hoje”, finaliza. 

Imagem: Gabriel Maciel

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Com mudanças nos hábitos de consumo, número de startups de varejo cresce 18%

Próxima Postagem

Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, a “Céu”

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, "Céu"

Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, a "Céu"

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.