Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Black Friday será de ultra personalização na busca e rapidez na entrega para o e-commerce

Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, falou à Mercado&Consumo sobre expectativas para a data

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de setembro de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque
[the_ad id="169690"]

A ultra personalização da busca e a entrega cada vez mais rápida são práticas que o e-commerce não pode se dar ao luxo de ignorar – especialmente agora que as lojas físicas estão abertas sem restrições e que datas comemorativas importantes para o varejo se aproximam, como Black Friday, Dia das Crianças, Dia dos Solteiros e Natal.

[the_ad id="138406"]

“Nos Estados Unidos, o custo do abandono do carrinho é da ordem de US$ 300 bilhões. É importante pensar no processo de agilização da busca do usuário”, alerta, em entrevista à Mercado&Consumo, a diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, Milena Leal.

Para fazer com que o usuário tenha uma melhor experiência dentro do site dos varejistas, a executiva diz que é preciso pensar em como tornar toda a jornada mais interessante. Isso pode ser feito por meio da visualização de produtos, por exemplo, justamente na hora da busca. O cliente pode usar uma foto de um item que está procurando para buscar outros semelhantes.

“Essa busca pode trazer produtos com alta personalização, com base no comportamento e no relacionamento que o consumidor tem com o e-commerce, garantindo que no momento da busca o cliente encontre rapidamente o que está procurando.”

Milena Leal destaca o papel das recomendações feitas por Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência do consumidor. “Nesse caso, com base no perfil dentro do e-commerce do varejista, usa-se uma solução de recomendação baseada no perfil para que, no momento em que o cliente entra na busca, ele seja direcionado a uma oferta de produto que tem a ver com o que está procurando.”

Black Friday será de ultra personalização na busca e rapidez na entrega para o e-commerce
Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil

Inteligência Artificial

As soluções de IA permitem, ainda, que o e-commerce melhore a experiência do cliente por meio de atendimento feito via chatbots, que podem ajudar o cliente a concluir uma compra ou tirar dúvidas dele sobre um produto, por exemplo.

A tecnologia permite também que o varejista tenha um processo logístico melhor, seja na pré-venda, com o planejamento da demanda com base na visão histórica dos consumidores, seja no pós-venda, uma vez que o “lema da vez” é a agilidade.

“O consumidor está mais exigente em toda a experiência e com relação ao processo de recebimento do produto. O processo que oferece ao usuário mais assertividade faz com que ele consiga mais rapidamente encontrar o produto, colocar no carrinho e converter a compra.”

Milena Leal faz o alerta: “O e-commerce precisa estar preparado para esse momento de pico, tendo feito testes importantes para garantir que não vai haver nenhuma queda. Além disso, é preciso observar a experiência do usuário. Não adianta oferecer a melhor infraestrutura e o cliente não encontrar o produto certo.”

Confira a seguir  entrevista completa com Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, no canal de podcasts da Mercado&Consumo:

https://open.spotify.com/episode/01au6Zrumki9oUyZvayZQ4

Imagens: Shutterstock e Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Os desafios de uma gestão verdadeiramente customer centric

Próxima Postagem

Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar ‘de perto’ a inadimplência

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar 'de perto' a inadimplência

Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar 'de perto' a inadimplência

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.