Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Criada em cozinha de apartamento, American Cookies deve faturar R$ 40 milhões em 2022

Empresa deve ultrapassar a marca de 65 unidades em funcionamento, entre próprias e franqueadas

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de julho de 2022
no Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Criada na cozinha de um apartamento em Brasília (DF) há uma década, a rede American Cookies deve ultrapassar a marca de 65 unidades em funcionamento, entre próprias e franqueadas, e faturar R$ 40 milhões até o fim de 2022. O valor equivale ao dobro do alcançado no ano passado.

[the_ad id="138406"]

Atualmente, a marca tem mais de 40 lojas nos Estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além do DF. São lojas de shopping e de rua, quiosques e dark kitchens. Na última ABF Franchising Expo, lançou uma loja-contêiner.

A American Cookies é um projeto de Francielle Faria, uma ex-servidora pública de São Paulo, e Rafael Macedo, nascido no interior da Bahia e um “vendedor nato”, como descreve a mulher. A ideia surgiu em 2012 depois que o casal provou um cookie no estilo americano numa loja especializada da capital do País. “A gente conheceu o produto e se apaixonou. Procuramos uma receita na internet, baixamos um plano de negócio, pegamos um empréstimo de R$ 50 mil e abrimos um quiosque num shopping”, conta Francielle Faria à reportagem da Mercado&Consumo.

O projeto inicial não deu certo. “Foi um fracasso. A gente abriu a loja e ela durou seis meses. Perdemos o dinheiro e acabamos pagando para trabalhar. Tudo isso porque não estudamos o mercado direito”, admite Francielle.

Criada em cozinha de apartamento, American Cookies deve faturar R$ 40 milhões em 2022 - Foto Gabrielly Mendes
Francielle Faria, uma das fundadoras da American Cookies, na ABF Franchising Expo

 

‘Não há caminho sem erro’

O sonho, no entanto, não ficou guardado no armário por muito tempo. “Costumo dizer que não há caminho sem erro. O erro leva ao acerto. Aquele 2012 foi necessário para que nós aprendêssemos, ficássemos mais cautelosos, com os pezinhos no chão e não cometêssemos o mesmo erro, que tinha sido abrir um negócio sem ter experiência nenhuma dentro de um shopping.”

Em 2015, novamente da cozinha do casal, nascia a American Cookies. Inicialmente as vendas eram feitas entre grupos de amigos e nas redes sociais. A “virada” definitiva foi em 2018, quando a marca ganhou sua primeira dark kitchen no subsolo de uma galeria em Brasília, patrocinada por um aplicativo de entrega.

Ali, 80% das vendas eram para clientes que faziam pedidos via delivery. Isso exigiu uma estratégia adequada de precificação dos produtos, uma vez que grande parte do faturamento ia para o app. “Na época, um cookie vendido por R$ 12 era visto como muito caro. Mas a gente só precisava que as pessoas provassem o produto. Depois que provavam, elas continuavam comprando.”

Criada em cozinha de apartamento, American Cookies deve faturar R$ 40 milhões em 2022
Loja-contêiner da American Cookies tem investimento inicial de R$ 149 mil

Formatação de franquias

Em 2019, quando a American Cookies já tinha cinco lojas, teve início o processo de formatação das franquias, que têm investimento inicial de R$ 149 mil a R$ 297 mil. O modelo mais barato é o contêiner, que tem montagem mais rápida e flexibilidade geográfica, uma vez que pode ser transportado para qualquer local. A expectativa é de que ele resulte na interiorização da marca.

Um dos diferenciais da marca são as receitas com recheios diferentes daqueles encontrados nas versões americanas originais. O mais vendido é o cookie de Nutella, por exemplo. Há, ainda, versões com brigadeiro de chocolate e de leite Ninho.

Imagens: Gabrielly Mendes e Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Illy Caffè abre primeira loja com restaurante e cafeteria na América Latina

Próxima Postagem

Empresas de full commerce. Apostar nesse modelo?

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresas de full commerce. Apostar nesse modelo?

Empresas de full commerce. Apostar nesse modelo?

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.