Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Modelo de microfranquias aumenta participação no setor, aponta estudo da ABF

Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar

Redação de Redação
19 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
microfranquias

As franquias que possuem investimento inicial de até R$ 105 mil, teto que foi anunciado em junho de 2021, são conhecidas como microfranquias e, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), têm ganhado espaço no setor. A pesquisa apontou que o modelo cresceu sua participação de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquais (redes puras) e também mistas (dois modelos).

Ao analisar 2021 e 2022, a variação do número de microfranquias chegou a atingir 39,8%, associada ao aumento do teto e aos modelos mais compactos desenvolvidos pelas redes. Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços e Outros Negócios, com 27,4%, seguido por Alimentação, com 16,2%, e Saúde, Beleza e Bem-estar, com 15,5%.

O estudo também identificou um crescimento no tempo médio de atuação dessas franquias, com variações positivas nas faixas de 1 a 2 anos, 3 a 4 anos, 5 a 6 anos e acima de 10 anos. Esse aumento é atribuído ao fato de novas redes se consolidarem com maior tempo de atuação, novos modelos adotados por redes mais maduras e também pela dição das consideradas mistas pelo novo teto.

A pesquisa ainda mostrou uma forte tendência por modelos alternativos de microfranquias, principalmente o home-based. “Os modelos sem ponto físico de venda já vinham ganhando espaço no franchising, mas, de fato, a pandemia deu um impulso ainda maior a eles”, destacou Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF. Ela também explicou que o aumento na procura pelo modelo home-based está ligada ao investimento inicial menor e uma melhor integração com a vida pessoal.

Outro tema abordado na pesquisa da ABF foram os planos de negócio das microfranquias. O prazo de retorno, por exemplo, é de 7 a 16 meses nas microfranquias e de 17 a 28 meses no modelo tradicional. Já em relação as taxas, o comportamento entre os dois modelos é semelhante, com exceção da taxa de publicidade. No investimento inicial, a média para microfranquias varia entre R$ 43 mil e R$ 55 mil, com uma grande variação de acordo com o ponto comercial.

A procura por investimentos neste estilo fez com que crescesse o número de redes atuantes. De acordo com dados do Portal do Franchising, as faixas mais acessadas na busca são de investimento até R$ 100 mil, o que equivale a 85% do total de buscas. Além disso, entre os top 10 termos mais buscados, 5 se referem a microfranquias ou franquias de baixo investimento. O mesmo comportamento foi visto nas matérias acessadas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pernambucanas contrata alunos de programa de qualificação da companhia

Próxima Postagem

Petlove investe mais de R$ 50 milhões em Centro de Distribuição exclusivo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Petlove

Petlove investe mais de R$ 50 milhões em Centro de Distribuição exclusivo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.