Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

É hora da cultura do compartilhamento

Redação de Redação
20 de fevereiro de 2017
no Destaque do dia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Grande parte dos empresários estava preparada para enfrentar um 2016 ainda mais hostil do que os anos anteriores. Os índices econômicos davam indícios negativos, iniciado alguns ciclos antes, e eram poucos os motivos que faziam o varejo acreditar em ventos promissores.

O sócio-fundador da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti, era um desses empresários. Acostumado a crescer na casa dos dois dígitos, ano após ano, ele sabia que não teria o mesmo desempenho em 2016, mas batalhava para que o resultado não fechasse no vermelho. Eis que, ao longo do ano, um novo perfil de consumidor começou a despontar nos seus indicadores. O cliente pessoa física, que antes era minoria, passou a compor grande parte do faturamento da marca, o que colaborou para os resultados finais.

De acordo com a rede, houve um crescimento de 21% do perfil pessoa física sem ligação com o mercado de construção civil, correspondente a 15% dos novos contratos.

O novo perfil reduz o tíquete médio, mas aumenta a frequência e o público potencial para a marca. “Conseguimos manter nosso resultado por conta do cliente pessoa física. A tendência agora é de compartilhamento, isso ajuda a divulgar mais a marca. Vamos pensar em novos modelos de locação inspirados no novo comportamento do cliente”, adianta o executivo.

Não foi apenas a Casa do Construtor que notou a mudança no perfil de consumo nos últimos anos. Estimulados por serviços disruptivos como Uber e Airbnb, os consumidores têm exigido novas opções das franquias. “Esse novo comportamento está influenciando o franchisng. Tanto positivamente quanto negativamente, dependendo da postura dos franqueadores e dos franqueados“, afirma a diretora do Grupo BITTENCOURT , Claudia Bittencourt.

O franqueador precisa aprimorar o olhar para acompanhar a velocidade com que as mudanças têm ocorrido, impulsionadas pela tecnologia, de acordo com a especialista. “Temos que alertar os empresários que todas as ações são potencializadas. A não-ação para o que acontece no digital vai atingir a marca. Em rede, tudo é muito rápido, o efeito não é em uma unidade“, explica.

Empresas (ainda) não se adaptaram

O consumidor não mudou, é o mesmo, mas com novos hábitos. “Existem várias consequências do acesso universal à informação. O cliente está preocupado se a empresa tem propósito, se trabalha em um ambiente sustentável, se trata bem os funcionários ou se o produto não é fabricado em regime de semiescravidão. A geração está muito atenta a isso“, explica Claudia.

Ainda não está claro na mente das empresas as mudanças pelas quais o mercado está passando, na visão da especialista. “Não adianta criar uma promoção on-line e não disponibilizar wi-fi na loja para o funcionário. Precisa estar inserida no ambiente digital como um todo, não uma ação no Facebook ou contratar o Google. Ele precisa implantar uma cultura digital, de forma mais concreta“, aconselha.

O empresário precisa ter ferramentas que mostrem quem é o cliente, de onde ele veio, qual o histórico de compra. “Hoje muitas empresas não sabem disso. Isso não é tendência, é realidade. Ele pode perder espaço para startups. Se não cuidar, não se reinventar, não adequar estratégias para as empresas, não vai conseguir sobreviver“, alerta.

Postagem anterior

Ebit projeta crescimento de 12% nas vendas do e-commerce em 2017

Próxima Postagem

A evolução do setor de pessoal à gestão do capital humano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

A evolução do setor de pessoal à gestão do capital humano

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile