Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sete em cada dez investimentos comerciais no varejo não trouxeram retorno financeiro

Pesquisa aponta que entre os motivos apontados estão a gestão manual e a pulverização das verbas comerciais

Redação de Redação
4 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Sete em cada dez investimentos comerciais no varejo não trouxeram retorno financeiro

A cada 10 ações comerciais realizadas pela indústria de bens de consumo no varejo físico em 2021, em média, 7 não trouxeram o retorno financeiro esperado. Segundo uma pesquisa realizada pela Arker, startup de tecnologia especializada no mercado de gestão de verbas comerciais, as empresas com faturamento aproximado de R$ 1 bilhão por ano podem perder até R$ 15 milhões em investimentos em clientes ou canais que não trazem crescimento ou margem.

A pesquisa aponta ainda que o prejuízo pode chegar a R$ 10 milhões por conta de problemas de processo na gestão de verbas comerciais, e até R$ 5 milhões por problemas de apuração e pagamento de contratos de longo prazo.

Estudos similares, realizados por consultorias como a McKinsey, apontam que no mundo o retorno sobre as ações comerciais chega a uma média de 59%.

“No Brasil, a gestão de verbas comerciais ainda é predominantemente manual e ocorre através de planilhas e e-mails, o além de dificultar a visibilidade acerca dos clientes e canais que estão gerando resultados, também a torna passível de erros”, explica Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Ainda segundo o executivo, outro fator determinante para o fracasso de muitas ações é a pulverização das verbas comerciais, já que cerca de 20% delas são alocadas em ações avaliadas como de baixo investimento (isto é, inferiores a R$ 30 mil).

Mercado em ascensão

Paralelo a esse cenário, cada vez mais metrificado e gerido com precisão devido ao avanço da tecnologia, outro índice apurado pela Arker revela que o mercado de gestão de verbas comerciais cresceu 7% no Brasil somente no período pós-pandemia.

“De acordo com dados coletados em nossa plataforma, em novembro de 2021 houve um crescimento de 7% na utilização de verbas comerciais em comparação com os seis meses anteriores. Além disso, a partir do mês de fevereiro de 2021, em média, as ações comerciais realizadas no varejo físico tiveram um incremento mensal de 5% por parte da Indústria”, diz Camanho.

De acordo com estudo realizado pelo The Insight Partners, a previsão é que esse novo mercado de gestão de verbas comerciais deva crescer a um CAGR (ou taxa de crescimento anual composta) de 10,9% de 2021 a 2028 no mundo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bibi abre primeira franquia no Chile e atinge marca de 150 operações

Próxima Postagem

Com investimento inicial menor, Moldura Minuto aposta em lojas figitais para expansão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com investimento inicial, Moldura Minuto aposta em lojas figitais para expansão

Com investimento inicial menor, Moldura Minuto aposta em lojas figitais para expansão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.