Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dark kitchen, mercado autônomo e aplicação de vacina são tendências no setor de franquias

Novidades são apresentadas na ABF Franchising Expo, que começou nesta quarta e vai até sábado em São Paulo

Redação de Redação
23 de junho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
franquias ABF Franchising Expo

Abertura da ABF Franchising Expo

Serviços feitos de casa, dark kitchens e mercados autônomos são algumas das tendências do setor de franquias para os próximos meses, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor também vem sendo desbravado por empresas que atuam em nichos como agronegócio, benefícios, coworking e até aplicação de vacinas.

Nesta semana, o setor se reúne na ABF Franchising Expo, o maior evento de franquias do mundo, que é realizado em São Paulo. São 450 marcas expositoras dos segmentos de Alimentação, Educação, Saúde, Beleza, Turismo, Entretenimento, Tecnologia e outros. A expectativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelos corredores do Expo Center Norte nos quatro dias de evento, que teve início nesta quarta-feira (22) e vai até sábado (25).

Segundo a ABF, as franquias recuperaram boa parte do impacto negativo da pandemia e registraram um crescimento de quase 14% em 12 meses. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 188 bilhões e dispõe de mais de 173 mil unidades no País, gerando quase 1,5 milhão de empregos diretos e outros 5 milhões de empregos indiretos.

“Os candidatos [a abrir franquias] irão encontrar redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que consideramos muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.

franquias ABF Franchising Expo

Novas marcas

Nesta edição, a área da feira foi ampliada em 1 mil m², chegando a 32 mil m² no total. O evento conta com 199 novas marcas expositoras. São redes ingressantes no setor ou que estão há pelo menos cinco anos sem expor, além de empresas fornecedoras e instituições financeiras.

“É muito significativo que a ABF Expo deste ano, após dois anos de interrupção, traga um número expressivo de novas redes e igualmente relevante de mais de 450 marcas expositoras. Esses fatos demonstram a força empreendedora que existe em nosso país, o quanto as redes e todo o ecossistema do setor de franquias estão investindo e confiantes no futuro dos negócios. Demonstram, ainda, a importância da retomada da feira, que reflete a própria retomada do setor, e que mesmo neste período tão desafiador segue contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, diz Friedheim.

Para o executivo, o ambiente da ABF Franchising Expo e o modelo de franquias continuam a ser especialmente indicados para quem vai abrir seu primeiro negócio, estando ou não em sua ocupação anterior.

“Quem investe em uma franquia já parte com vantagens muito importantes em relação a um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Tem acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas, experiência vivida na pandemia e o conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim, opera com uma marca já reconhecida que ajuda na atração de clientes e no desenvolvimento de inovações”, ressalta.

De R$ 10 mil a R$ 2 milhões

A ABF Franchising Expo tem franquias com investimento inicial de menos de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões. Participam também da feira fornecedores do franchising, pontos comerciais e, pela primeira vez, o evento é realizado de forma concomitante ao Exposhopping/Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

A feira oferece também espaços temáticos, como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial vai de R$ 3 mil a R$ 120 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Há, ainda, uma área dedicada a startups com soluções para o mercado de franchising.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Le Biscuit prepara expansão em São Paulo por meio de franquias

Próxima Postagem

5 observações do varejo atual pelos olhos da Economia Comportamental

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
5 observações do varejo atual pelos olhos da Economia Comportamental

5 observações do varejo atual pelos olhos da Economia Comportamental

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.