Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inflação é o principal desafio para o setor de foodservice, aponta pesquisa

Delivery se mostrou uma estratégia importante durante a pandemia e 71% dos entrevistados consideram este canal lucrativo

Redação de Redação
6 de maio de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
inflação desafio
[the_ad id="169690"]

Apesar das melhoras nos índices da pandemia, diminuição das restrições e avanço da vacinação no Brasil, o segmento de foodservice ainda sofre com o momento econômico atual. De acordo com pesquisa recente realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), 83% dos entrevistados citaram a inflação como o maior desafio a ser enfrentado em 2022.

[the_ad id="138406"]

O estudo foi feito entre os dias 17 de março e 7 de abril deste ano e contou com a participação de 817 empresas de todo o território nacional e com perfis diferentes, redes e independentes, que representam 14 mil lojas.

A preocupação principal baseia-se na divulgação dos índices atuais, como o IPCA, que atingiu a marca 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro, segundo dados do IBGE. Esta foi a maior taxa para o mês de março desde 1994, antes do Plano Real, e a maior inflação mensal desde janeiro de 2003.

“A inflação certamente é o maior desafio do setor para 2022, pois seu impacto é duplo, seja nos custos diretos como aluguel, CVM e outros, mas também no passivo das empresas”, comentou Fernando Blower, diretor executivo da ANR. Ele completou dizendo que a inflação e pode prejudicar a escalada de recuperação das partes do foodservice que já começaram a melhorar o ambiente de negócios.

De fato, o estudo apresentou dados que mostram uma diminuição no número de empresas endividas. Na edição anterior, realizada em novembro de 2021, 55% se declararam endividadas em comparação aos 41% da pesquisa mais recente. Entre os endividados, 15% disseram que irão demorar mais de 3 anos para quitação e 23% entre 1 e 2 anos.

Volta do consumidor

A retomada do consumidor também foi outro dado medido na pesquisa. No levantamento feito no final do ano passado, somente 34% das empresas disseram que os consumidores já haviam retomado os hábitos de consumo de antes da pandemia. Na desse ano, o percentual é de 51%, um aumento de 17 pontos percentuais.

Paulo Camargo, presidente do IFB, destacou que os resultados das pesquisas mostram que o consumidor está retomando os hábitos de maneira gradual, o que leva a ter expectativas positivas. “Um ponto significativo é a atenção ao food service dentro dos canais digitais e a constante demanda na qualidade das operações de delivery”, completou o executivo.

Já para Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, é visível uma renovação nas operações e cardápios, além da chegada de novos negócios ao setor, muito focados no digital. “Vale destacar a importância que o delivery trouxe para o food service, devido às mudanças de hábitos dos consumidores. Os dados revelam que 89% dos ouvidos operam com delivery, e que 71% consideram este canal lucrativo”, destacou a executiva.

Simone também explicou que outras estratégias dos estabelecimentos tem ganhado espaço. “Lançar produtos com novos sabores e texturas, com 57% das intenções, focar em promoções, ofertas do dia e ações de valor, com 52%, lançar produtos sazonais, frescos ou artesanais, representando 27%”, explicou.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Fábrica da Caoa Chery terá adaptação para produzir carros híbridos ou elétricos

Próxima Postagem

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Heineken projeto varejo

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.