Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Grupo de mulheres mexicanas promove tour gastronômico da culinária local

Especializado em comida de rua e mercados locais, Eat like a local estimula o empoderamento das mulheres

Larissa Féria de Larissa Féria
8 de março de 2022
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Grupo de mulheres mexicanas promove tour gastronômico da culinária local

Promover passeios gastronômicos e apresentar os segredos da cultura culinária local é a proposta do Eat like a local, na Cidade do México. Criada por Rocio Vazquez Landeta, a agência é composta apenas por mulheres inspiradoras.

Nesta terça-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, o Eat like a local é um exemplo da importância do empoderamento feminino. “A independência financeira é vital quando você precisa fugir de qualquer situação ruim como mulher. Eu acredito que como mulher tenho a responsabilidade criar espaços de trabalho mais seguros e melhores para outras mulheres”, conta Rocio, que se inspirou em criar a Eat like a local em uma viagem feita à Istambul, na Turquia.

Após tomar um porre, foi levada por um sem-teto para conhecer a cidade e comer mexilhões e sanduíches de peixe. “Nesse dia me apaixonei pela Turquia e decidi que queria criar uma experiência semelhante, mas profissional no México. Quando voltei daquela viagem, larguei meu emprego e comecei a Eat Like a Local”, diz.

Nessa época, ao se separar de seu namorado, após um relacionamento violento, Rocio percebeu que, muitas vezes, as mulheres se prendem a relacionamentos abusivos por falta de independência financeira. E decidiu montar uma equipe formada apenas por mulheres e pagar salários acima da média no mercado, além de proporcionar um local de trabalho flexível e oficinas e educação contínuas. Todas as guias são fãs de comida e fluentes em inglês.

Como funciona

A Eat like a local oferece passeios gastronômicos para pequenos grupos pelos mercados da Cidade do México. “Somos especializados em comida de rua e mercados locais. Todos os nossos passeios incluem comida ilimitada e são muito flexíveis para proporcionar a melhor experiência. Por isso, a personalização é fundamental”, explica.

 

1 do 6
- +

No passeio, os turistas conhecem também os bairros da Cidade do México e suas histórias e curiosidades. Um exemplo é o passeio Comida Mexicana 101 – Mercados + Comida de rua, que passa por quatro bairros tradicionais e inclui café artesanal com pão doce, diferentes tacos, michelada (bebida mexicana feita com cerveja, suco de limão, molhos variados), tortilhas e sorvete.

A agência faz parte do turismo sustentável. Rocio enfatiza suas relações com os fornecedores nos mercados, pagando-os de forma justa e fazendo relacionamentos duradouros. Ela também criou o programa 80IQ, onde as meninas aprendem inglês e recebem mentoria para terem melhores oportunidades quando crescerem.

No Brasil

No Brasil, a cultura da comida de rua viveu um momento de formalização com o boom dos foodtrucks, seguido pela revitalização dos grandes mercados municipais, mas ainda enfrenta muitos desafios, na opinião de Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice.

“A comida de rua sofre muita pressão devido aos desafios para manter práticas higiênico-sanitárias adequadas. O que é algo extremamente correto. Trabalhar com alimentação é algo muito sério, envolve a saúde das pessoas”, diz.

Cristina vê espaço para esse tipo de passeios gastronômicos no País e cita como exemplo o trabalho da empresa Vivejar, criada pela Marianne Costa. “Ela não seleciona exclusivamente mulheres, mas as privilegia para criar experiências de viagens integradas não só a alimentação, mas aos hábitos de vida das comunidades brasileiras. Eu acredito muito no modelo”, diz.

Para que esse tipo de cultura prospere, Cristina cita as plataformas de capacitação desenvolvidas pela indústria, por distribuidores, atacadistas, ONGs e até consultorias.

“As indústrias criaram plataformas para comercialização de produtos, startups surgiram… enfim, a comida de rua e a culinária afetiva é a base da culinária brasileira, o que precisamos é achar o equilíbrio entre cultura e boas práticas”.

Domínio masculino

No Brasil como no México, o setor de alimentação ainda é dominado pelos homens, principalmente em cargos de liderança, mas passou a mudar com a pandemia

“As coisas estão mudando graças à pandemia. A indústria é muito hostil, com chefs rudes e horários de trabalho horríveis. Graças à pandemia, os trabalhadores começaram a perceber o quão tóxico é esse ambiente e abandonam seus empregos, criando uma sensação de escassez. Essa é uma boa oportunidade para as mulheres intervir e viver de uma maneira mais compassiva, justa e não tóxica. Eu realmente acredito que é a nossa chance de começar a ganhar mais espaço e fazer barulho”, comenta Rocio sobre a situação no México.

Cristina destaca que no Brasil há um movimento crescente na participação feminina, até por conta de metas definidas pelas empresas com foco em diversidade. “Em operadores temos muitas mulheres em posições operacionais e menor quantidade dentre as lideranças. Assim, temos muito por fazer nessa direção”, afirma.

Imagens: Divulgação 

Postagem anterior

Como a tecnologia 5G impactará nossa logística nos próximos anos

Próxima Postagem

Mercado Livre informa ‘acesso não autorizado’ em seu código-fonte

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre eleva em 50% investimento em marketing na Black Friday deste ano, ante 2023

Mercado Livre informa 'acesso não autorizado' em seu código-fonte

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile