Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Ser local é fundamental para as novas tendências de consumo

No Interactive Retail Trends, Marcelo Allain, André Sacconato e Ricardo Contrera debateram os aprendizados da NRF de 2022

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
3 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos
consumo

A pandemia afetou diretamente todos os setores, que tiveram que se reinventar para permanecerem competitivos. Ao mesmo tempo, nesses quase dois anos desde o começo da crise sanitária global, os hábitos de consumo mudaram, assim como as tendências e o surgimento de novas prioridades na hora de comprar.

Como essas mudanças que ocorreram impactaram o varejo dos EUA e do Brasil e qual é o momento atual do setor. Esse foi o tema debatido por Marcelo Allain e André Sacconato, da Gouvêa Analytics, e Ricardo Contrera, da Mosaiclab, durante o Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido pela Gouvêa Experience, braço de eventos da Gouvêa Ecosystem, no último dia 1 de fevereiro. O evento resume os aprendizados da NRF 2022 e mostra as perspectivas do varejo brasileiro sob a ótica de executivos e especialistas do setor.

Ricardo Contrera comentou sobre as mudanças geracionais e do comportamento do shopper e citou que os medos coletivos são os responsáveis por moldar os comportamentos futuros e as tendências globais. “Esses medos coletivos, aliados com as novas formas de relacionamento que tivemos e com aceleração da tecnologia, causaram um impacto físico e emocional em nossas vidas e trouxeram uma mudança de comportamento”, afirma.

Outro ponto que o CEO da Mosaiclab reforçou foi que a população passou por um processo de reflexão sobre os aspectos e valores de suas vidas e ficou mais exigente e participativa em todos os processos. Esse momento fez com que os consumidores repensassem suas necessidades, relações com as marcas e os impactos na natureza com seu consumo.

Contrera também trouxe para o palco dados sobre a pesquisa feita por Lee Peterson e apresentada na NRF desse ano, que indicou que 100% dos entrevistados desejam no futuro trabalhar de forma híbrida ou totalmente de casa. Esses números refletiram no consumo, já que 68% dos americanos, hoje, preferem consumir online.

Por fim, Contrera destacou um ponto muito forte que foi visto como tendência, que é o de “ser local”. “Sejam locais e estejam próximos das comunidades. Em casos de marcas nacionais, que têm formatos pequenos e não conseguem ser locais, tentem trazer para essas lojas um pouco de acolhimento ao local, seja com produtos da região ou com mão de obra local”, completa.

Cenário norte-americano

André Sacconato destacou que o maior problema da economia norte-americana é a inflação e que, a partir de 2023, o Banco Central norte-americano (FED) precisará adotar medidas mais severas para combater a alta de preços. Segundo ele, esse momento passa por escolhas que o FED tomou ao longo da pandemia para amenizar os impactos causados pelo vírus.

Outro problema apontado na economia norte-americana é a dificuldade de diversas empresas de preencherem vagas de trabalho, já que o taxa desemprego está na casa de 3,9%. “O mercado de trabalho nos Estados Unidos está altamente pressionado e estava assim desde o meio do ano passado”, comenta.

Saconnato cita também a quantidade de dinheiro que está rodando na economia americana como um dos fatores para a alta inflação. “No momento atual, são quase 20 trilhões de dólares rodando na economia. Há 3 anos esse número era de 4 trilhões”, explica o analista.

Reflexos no Brasil

Ao analisar e refletir sobre os impactos do cenário dos EUA, aqui no Brasil, Marcelo Allain definiu que o momento brasileiro possui similaridades e diferenças em relação ao norte-americano. Ambos os países vivem um momento de aumento da inflação, embora no Brasil o Banco Central já tenha começado a taxa básica de juros, que chegou a 10,75% na última reunião do Copom, nesta quarta-feira, 2.

Uma das principais diferenças entre as duas economias é a realidade do mercado de trabalho brasileiro, com o índice de desocupados em torno de 11,5% em novembro do ano passado. Enquanto nos EUA faltam profissionais para trabalhar e os salários aumentam, em solo brasileiro ocorre o contrário.

“Aqui no Brasil, nós estamos tendo uma drástica redução do poder aquisitivo da população. A população perdeu renda, tanto quem deixou de trabalhar e foi recontratado com um salário menor, quanto em função da inflação”, comenta.

Allain também destacou que as vendas de produtos no varejo, após atingir um pico durante a pandemia, deram uma decrescida, mas seguem maiores do que os níveis pré-pandemia e deverão seguir crescendo. “Infelizmente, não é uma trajetória de 5% ao ano, como nos EUA. É mais modesto, mas é uma trajetória que continua”, complementa o economista.

Por fim, Allain fez um resumo dos cenários distintos entre os dois países e reforçou que a situação do mercado de trabalho brasileiro, a redução do poder aquisitivo e o aumento do endividamento limitam as perspectivas de grandes ganhos no consumo em 2022. “Devemos ter um consumo ainda modesto, pensando de maneira modesta”, finaliza.

Imagem: Marcelo Audinino

Postagem anterior

Omie anuncia compra da startup de customer experience Conpass

Próxima Postagem

McDonald’s lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
McDonald’s lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

McDonald's lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile