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Home Destaque do dia

As mais lidas do ano: Cerveja Tiger é a nova aposta da Heineken no mercado de puro malte

Principal lançamento do Grupo Heineken no Brasil, cerveja chegou ao Brasil em três versões

Redação de Redação
21 de dezembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
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O faturamento das cervejas consideradas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, para R$ 52 bilhões, segundo dados da Euromonitor. A expectativa é de que esse número cresça mais 53,9% até 2025 e alcance faturamento de R$ 80,2 bilhões.

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Segunda maior cervejaria do País, o Grupo Heineken é visto por especialistas como um dos responsáveis pela aceleração desse movimento. Prova disso são os investimentos que a cervejaria fez neste ano, com o lançamento de puro malte Tiger, que já recebeu dezenas de prêmios internacionais, e a distribuição exclusiva da marca de cerveja Blue Moon, no estilo belga witbier. 

A Heineken também lançou rótulos especiais para anunciar seu novo ingrediente nas cervejas e um robô capaz de conduzir de forma autônoma um cooler com até 12 latas de cerveja.

Pelos próximos dias, a Mercado&Consumo reprisa entrevistas e reportagens que estiveram entre as mais lidas do ano de 2021 na plataforma. Confira a seguir:

Principal lançamento do Grupo Heineken no Brasil, a cerveja Tiger chegou primeiramente ao Sul do País, em julho, e em agosto nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

Criada nas ruas de Singapura em 1932 e presente em mais de 50 países, a cerveja puro malte Tiger é uma das principais marcas globais do grupo. Com dezenas de prêmios internacionais (como o World Beer Cup e o Australian International Beer Awards), a novidade promete aliar sabor intenso do puro malte à refrescância que agrada o paladar do brasileiro.

“Estamos muito contentes com o lançamento e ele reforça o nosso compromisso com o consumidor. Tiger é uma das cinco principais marcas globais do grupo e vai somar muito ao portfólio do Brasil, não poderíamos estar mais felizes por isso”, diz Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken.

Ainda segundo o executivo, o segmento conhecido como mainstream puro malte é hoje o maior do mercado brasileiro de cerveja, responsável por cerca de 62% do volume. “No último ano, as marcas puro malte ganharam mais espaço e relevância, crescendo 39%, segundo dados da Nielsen, mostrando que o brasileiro busca opções que combinem acessibilidade com qualidade”, finaliza Giamellaro.

Público zillenials

A cerveja no Brasil pretende atingir os young millenials ou zillenials, como também são chamados. “Tiger é uma cerveja que nasceu nas ruas de Singapura em 1932 e vem conquistando o mundo com coragem e otimismo. É uma marca urbana, voltada para as pessoas que encaram de frente seus desafios, sempre olhando o copo meio cheio. Tiger é uma cerveja para celebrar nossas conquistas. Para a marca, não importa de onde você vem, mas sim aonde você quer chegar”, diz Renan Ciccone, diretor de marketing do Grupo Heineken.

O produto chegou ao Brasil em três versões: a lata de 350ml, a garrafa de 600ml e o draft beer, em barril de 50L. A cerveja será produzida no país, nas fábricas Heineken de Pacatuba, no Ceará, e Itu, em São Paulo.

Rótulos especiais

Em novembro, a Heineken anunciou o lançamento de três novos rótulos especiais (verde claro, branco e verde escuro) e colecionáveis. Além disso, lanço também um pack especial que celebra e reforça as inciativas da marca com o compromisso de um futuro mais sustentável.

A ação com os novos rótulos foi limitada e, de acordo com a empresa, o objetivo é anunciar o novo item da receita na produção das cervejas, a energia verde. A principal mudança visual será a mudança na estrela vermelha, que nos novos rótulos passará a ser temporariamente verde.

“Queremos que essa edição comemorativa se torne um símbolo dos desafios que estão nos movendo hoje e dos compromissos que assumimos para um futuro mais verde”, destaca Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da Heineken.

A cerveja estará disponível em alguns pontos de venda da cidade de São Paulo e do interior paulista e ficará em circulação até meados de dezembro. Contudo, a edição comemorativa só será disponibilizada na versão long neck (330ml) e no formato regular, ou seja, com álcool.

Energia verde

As práticas de ESG e, principalmente, questões relacionadas a energia renovável tem sido foco da Heineken. Em junho desse ano, a empresa iniciou projeto com caminhões elétricos em São Paulo e Salvador.

Em 2020 o Grupo Heineken começou a realizar a transformação no uso de energia elétrica 100% renovável em suas fábricas. As primeiras cidades que passaram pela mudança foram Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e a meta é que até 2023 ocorra em Jacareí (SP).

Em ação recente, o Grupo Heineken iluminou pontos turísticos e conhecidos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ação era parte de um projeto maior em que visa unir bares e restaurantes parceiros a pontos de produção de energia verde.

Estas reportagens foram publicadas originalmente na Mercado&Consumo em 17 de junho de 2021 e em 19 de novembro de 2021.

Imagens: MR. AEKALAK CHIAMCHAROEN / Shutterstock.com e Divulgação

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