Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade

Redação de Redação
30 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.

O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.

“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”

Roupas, sapatos e acessórios

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.

Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.

Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.

Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.

O que diz a pesquisa 

Produtos mais vendidos:

  • Artigos de moda – 29%
  • Artigos de casa – 11%
  • Jogos – 6%
  • Livros – 5%
  • Serviços – 4%
  • Celulares – 4%
  • Eletrodomésticos – 4%
  • Ingressos – 4%
  • Artesanato – 4%

Produtos mais comprados:

  • Artigos de moda – 39%
  • Comida – 10%
  • Artigos de casa – 6%
  • Livros – 5%
  • Eletrônicos – 4%
  • Ingressos – 3%
  • Jogos – 3%
  • Maquiagem – 2%
  • Serviços – 2%

Temas dos grupos de comércio:

  • Amigos – 18%
  • Família – 14%
  • Escola – 11%
  • Séries e filmes – 6%
  • Viagens – 6%
  • Condomínio – 5%
  • Experiências – 5%
  • Cursos – 4%
  • Idiomas – 4%
  • Esportes – 4%
  • Games – 4%
  • Outros – 4%

Aplicativos mais utilizados:

  • WhatsApp – 69%
  • Facebook – 23%
  • Telegram – 3%
  • Instagram – 2%
  • Outros – 2%

Vantagens do comércio em grupo:

  • Facilidade em comprar e/ou vender – 19%
  • Maior contato com o vendedor – 17%
  • Comodidade em encontrar produtos específicos – 14%
  • Negociação de preço – 13%
  • Confiar nos membros do grupo – 9%
  • Combinar a forma de pagamento – 8%
  • Maior variedade de produtos – 5%

Desvantagens do comércio em grupo:

  • Golpes e fraudes – 23%
  • Impossibilidade na hora de provar o produto – 19%
  • Falta de garantia pelo produto – 15%
  • Não conhecer o vendedor – 14%
  • Distância geográfica entre comprador e vendedor – 9%
  • Atrasos na entrega e pedido errado – 7%
  • Tempo de espera para receber o produto – 5%

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Empresa familiar Astra atinge R$ 1 bilhão de receita

Próxima Postagem

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile