As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.
O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.
“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”
Roupas, sapatos e acessórios
A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.
Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.
Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.
Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.
O que diz a pesquisa
Produtos mais vendidos:
- Artigos de moda – 29%
 - Artigos de casa – 11%
 - Jogos – 6%
 - Livros – 5%
 - Serviços – 4%
 - Celulares – 4%
 - Eletrodomésticos – 4%
 - Ingressos – 4%
 - Artesanato – 4%
 
Produtos mais comprados:
- Artigos de moda – 39%
 - Comida – 10%
 - Artigos de casa – 6%
 - Livros – 5%
 - Eletrônicos – 4%
 - Ingressos – 3%
 - Jogos – 3%
 - Maquiagem – 2%
 - Serviços – 2%
 
Temas dos grupos de comércio:
- Amigos – 18%
 - Família – 14%
 - Escola – 11%
 - Séries e filmes – 6%
 - Viagens – 6%
 - Condomínio – 5%
 - Experiências – 5%
 - Cursos – 4%
 - Idiomas – 4%
 - Esportes – 4%
 - Games – 4%
 - Outros – 4%
 
Aplicativos mais utilizados:
- WhatsApp – 69%
 - Facebook – 23%
 - Telegram – 3%
 - Instagram – 2%
 - Outros – 2%
 
Vantagens do comércio em grupo:
- Facilidade em comprar e/ou vender – 19%
 - Maior contato com o vendedor – 17%
 - Comodidade em encontrar produtos específicos – 14%
 - Negociação de preço – 13%
 - Confiar nos membros do grupo – 9%
 - Combinar a forma de pagamento – 8%
 - Maior variedade de produtos – 5%
 
Desvantagens do comércio em grupo:
- Golpes e fraudes – 23%
 - Impossibilidade na hora de provar o produto – 19%
 - Falta de garantia pelo produto – 15%
 - Não conhecer o vendedor – 14%
 - Distância geográfica entre comprador e vendedor – 9%
 - Atrasos na entrega e pedido errado – 7%
 - Tempo de espera para receber o produto – 5%
 
Imagem: Shutterstock
			
			







