Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Campus Party

Inovação é o caminho para que corporações e startups colaborem mais entre elas

Burocracia e a hierarquia das empresas tendem a atrapalhar os processos de inovação

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
15 de novembro de 2021
no Campus Party, Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovação
[the_ad id="169690"]

A inovação é o caminho para que empresas e startups colaborem umas com as outra. Esse foi tema do painel na 13ª edição da Campus Party Brasil. A palestra foi realizada em parceria com o Sebrae, e teve Vinny Machado como palestrante. A Campus Party Brasil é realizada pelo Instituto Campus Party e pela Gouvêa Experience, área de eventos da Gouvêa Ecosystem. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do evento.

[the_ad id="138406"]

Machado é empreendedor há 16 anos, eleito melhor mentor do Brasil em 2019, pelo Startup Awards, e cofundador do Grupo Votex Ventures. Ele destacou que o fundamental para integração das startups com as empresas é elas falarem a mesma língua, que é a da inovação.

Embora a associação entre as palavras inovação e tecnologia ocorra, Machado alerta que inovação não é apenas tecnologia. “Um processo novo, uma forma diferente de pensar ou reorganizando um espaço, você já pode trazer inovação se de fato você resolve um problema que estava persistente e ninguém estava resolvendo das formas anteriormente”, afirma Machado.

Vinny também destacou como faltam canais de comunicação claros entre as empresas, as startups e os  empreendedores que querem entregar valor. Ele citou como, muitas vezes, a comunicação é falha por parte das empresas e que isso pode fazer com que elas percam oportunidades.

Pelo lado das startups, o executivo definiu como importante entender o momento e escolher a pessoa e o  momento certos para entrar em contato com uma empresa. “O momento certo é quando você já validou, tem um protótipo mínimo com uma empresa que aceitou trabalhar com você e agora está solido como negócio para entregar isso para outras empresas.”, finaliza Vinny.

Por fim, Machado cita as duas maneiras que ele acredita serem as melhores para ambas conseguirem trabalhar e colaborar: a conexão e a integração. A integração consiste em aprender como as startups fazem para aplicar dentro da própria empresa. “Eu vou fazer um programa de futurização, dar treinamentos para os meus colaboradores, programas de inovação ou até criação de startups internas”, completa Machado.

Já a ideia de conexão tem como fundamento criar negócios de benefício mútuo e plugar no mercado de startups. Nesse caso, entram os programas de aceleração e mentoria de startup, hubs de inovação, investir em startups ou criar uma venture builder. O foco desse meio é adquirir inovação e manter a relevância no mercado.

A inovação corporativa

Segundo Machado, alguns pontos nas dinâmicas atuais impedem que as empresas consigam realizar inovações corporativas. Entre eles, a burocracia e a hierarquia das empresas tendem a atrapalhar os processos de inovação, tanto pela quantidade de regras, como pelo ego dos gestores. Já nos casos das startups, os processos costumam ser mais rápidos e horizontais.

Outro ponto que o empreendedor cita é a cultura de aversão ao erro que existe nesses locais de trabalho. E junto a isso, o foco no curto prazo, em que as empresas tendem a focar no próximo trimestre ou semestre.

“É importante que nas empresas a área de inovação seja tratada como se ela fosse uma startup. Eu vou testar coisas, eu vou validar, eu vou pivotar um monte também e eu vou ter uma jornada de crescimento ali assim como as startups têm”, finaliza Machado.

Imagem : Marcelo Audinino

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Quase 90% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday deste ano

Próxima Postagem

Campus Party: Inovar para transformar

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Campus Party: Inovar para transformar

Campus Party: Inovar para transformar

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.