Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Campus Party

Inovação é o caminho para que corporações e startups colaborem mais entre elas

Burocracia e a hierarquia das empresas tendem a atrapalhar os processos de inovação

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
15 de novembro de 2021
no Campus Party, Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovação

A inovação é o caminho para que empresas e startups colaborem umas com as outra. Esse foi tema do painel na 13ª edição da Campus Party Brasil. A palestra foi realizada em parceria com o Sebrae, e teve Vinny Machado como palestrante. A Campus Party Brasil é realizada pelo Instituto Campus Party e pela Gouvêa Experience, área de eventos da Gouvêa Ecosystem. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do evento.

Machado é empreendedor há 16 anos, eleito melhor mentor do Brasil em 2019, pelo Startup Awards, e cofundador do Grupo Votex Ventures. Ele destacou que o fundamental para integração das startups com as empresas é elas falarem a mesma língua, que é a da inovação.

Embora a associação entre as palavras inovação e tecnologia ocorra, Machado alerta que inovação não é apenas tecnologia. “Um processo novo, uma forma diferente de pensar ou reorganizando um espaço, você já pode trazer inovação se de fato você resolve um problema que estava persistente e ninguém estava resolvendo das formas anteriormente”, afirma Machado.

Vinny também destacou como faltam canais de comunicação claros entre as empresas, as startups e os  empreendedores que querem entregar valor. Ele citou como, muitas vezes, a comunicação é falha por parte das empresas e que isso pode fazer com que elas percam oportunidades.

Pelo lado das startups, o executivo definiu como importante entender o momento e escolher a pessoa e o  momento certos para entrar em contato com uma empresa. “O momento certo é quando você já validou, tem um protótipo mínimo com uma empresa que aceitou trabalhar com você e agora está solido como negócio para entregar isso para outras empresas.”, finaliza Vinny.

Por fim, Machado cita as duas maneiras que ele acredita serem as melhores para ambas conseguirem trabalhar e colaborar: a conexão e a integração. A integração consiste em aprender como as startups fazem para aplicar dentro da própria empresa. “Eu vou fazer um programa de futurização, dar treinamentos para os meus colaboradores, programas de inovação ou até criação de startups internas”, completa Machado.

Já a ideia de conexão tem como fundamento criar negócios de benefício mútuo e plugar no mercado de startups. Nesse caso, entram os programas de aceleração e mentoria de startup, hubs de inovação, investir em startups ou criar uma venture builder. O foco desse meio é adquirir inovação e manter a relevância no mercado.

A inovação corporativa

Segundo Machado, alguns pontos nas dinâmicas atuais impedem que as empresas consigam realizar inovações corporativas. Entre eles, a burocracia e a hierarquia das empresas tendem a atrapalhar os processos de inovação, tanto pela quantidade de regras, como pelo ego dos gestores. Já nos casos das startups, os processos costumam ser mais rápidos e horizontais.

Outro ponto que o empreendedor cita é a cultura de aversão ao erro que existe nesses locais de trabalho. E junto a isso, o foco no curto prazo, em que as empresas tendem a focar no próximo trimestre ou semestre.

“É importante que nas empresas a área de inovação seja tratada como se ela fosse uma startup. Eu vou testar coisas, eu vou validar, eu vou pivotar um monte também e eu vou ter uma jornada de crescimento ali assim como as startups têm”, finaliza Machado.

Imagem : Marcelo Audinino

Postagem anterior

Quase 90% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday deste ano

Próxima Postagem

Campus Party: Inovar para transformar

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Campus Party: Inovar para transformar

Campus Party: Inovar para transformar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile