Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo com Causa: Consumo será cada vez mais uma ferramenta de ativismo

Pandemia acelerou o engajamento do consumidor, que busca por marcas engajadas em causas sociais e ambientais

Larissa Féria de Larissa Féria
8 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Além da transformação digital, a pandemia acelerou o engajamento do consumidor, que agora busca por marcas engajadas em causas sociais e ambientais. Segundo o estudo “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil”, 74% dos entrevistados estão preocupados com questões socioambientais e 73% querem que as marcas ajam em prol do bem da sociedade e do planeta.

Os resultados da pesquisa antecipados pela Mercado&Consumo e divulgados hoje durante a live que contou com a participação de Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar; Mônica Gregori, cofundadora da Cause; e Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL. A mediação foi feita por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo. Ao longo desta semana o projeto “Varejo com Causa” fará uma série de debates sobre como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade.

“A pandemia trouxe à tona o nível de desigualdade que temos no País e no mundo. Isso tocou as pessoas, na maneira de pensar do consumidor mudou. As empresas precisam mudar para atender a sociedade, seus consumidores e os investidores. Não dá mais para uma marca ser isenta ao que está acontecendo ao nosso redor”, afirma Mônica Gregori, cofundadora da Cause.

Para Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL, esse é um caminho sem volta e as empresas não vão mais ter como não incorporar o ESG nas suas estratégias. “O consumidor é mais engajado hoje e isso vai ser cada vez mais. O consumo será cada vez mais uma ferramenta de ativismo”, diz.

Para isso, reforça Mônica, as empresas devem ter um olhar atento para entender o que seus steakholders precisam. “Na Cause falamos muito de 3Cs, que são convicção, acreditar naquilo que está fazendo; coerência, precisa fazer isso diante de todos os públicos; e consistência, porque não dá para transformar o mundo de um dia para outro”, diz.

Próximos desafios

Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar, destaca que a pandemia  exigiu das empresas uma resposta rápida para apoiar a minimização de todos os impactos, mas que agora existe o desafio de manter o engajamento dos consumidores e das empresas. “A gente precisa que esse envolvimento continue tanto pela exigência dos clientes como de ter esse novo patamar de que é necessário que governo, pessoas e empresas estejam juntas dentro desse combate”, afirma.

Segundo ela, as pessoas esperam das marcas um posicionamento muito mais ativo e consistente. “[O projeto Arredondar] é uma forma de os consumidores se engajarem e de a marca trazer isso de uma forma muito simples, segura e transparente”, afirma.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Anfavea: normalização no abastecimento de chips só deve acontecer em 2023

Próxima Postagem

Caixa lança linha de crédito para sistemas fotovoltaicos residenciais e fundo ESG

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Linha de crédito

Caixa lança linha de crédito para sistemas fotovoltaicos residenciais e fundo ESG

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile