Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

“Blockchain está no varejo, mas não com a potencialidade com que poderia”

Afirmação é do economista Luiz Calado, que participou de ciclo de desenvolvimento promovido pela Gouvêa Academy

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
"Blockchain está no varejo, mas não com a potencialidade com que poderia"

Nestlé usa o blockchain para dar, ao consumidor final, informações sobre alimentos infantis

[the_ad id="169690"]

O blockchain está no varejo, mas não com toda a potencialidade com que poderia estar. A constatação é do economista Luiz Calado, especialista no assunto e ex-presidente da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). Ele fez uma apresentação durante mais uma edição do “Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo” promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa da Gouvêa Ecosystem.

[the_ad id="138406"]

Para Calado, o potencial todo não foi alcançado, ainda, porque muitas empresas ainda contam com profissionais com mentalidade “engessada” – e, para usar o blockchain com eficiência, é preciso se aproximar da mentalidade característica das startups. “Por muitos anos, foi difícil desvincular o blockchain das criptomoedas e mostrar que ele é útil no mundo do negócios. Há várias aplicações do blockchain no varejo”, afirma.

Ele cita o exemplo da Nestlé, que usa o blockchain para dar, ao consumidor final, informações sobre alimentos infantis. “As pessoas querem saber, e com razão, de onde vêm os ingredientes dos produtos que elas dão para seus bebês. A Nestlé percebeu isso e desenvolveu uma solução junto com a IBM”, conta. Atualmente, na França, apontando o celular para um QR Code presente na embalagem de um purê, por exemplo, o consumidor pode saber, por exemplo, os tipos de batata usados num alimento, o método de cultura desses ingredientes e até o nome do agricultor.

Luiz Calado destaca, ainda, o caso do Carrefour, que viu as vendas serem impulsionadas pelo uso do blockchain para rastrear carne, leite e frutas das fazendas às lojas. Isso aumentou a confiança do consumidor, uma vez que permitiu que eles evitassem produtos com organismos geneticamente modificados, antibióticos ou pesticidas, se quisessem. “A grande palavra é confiança. Você consegue passar segurança ao consumidor, mostrando de onde vem o produto, se é orgânico, se é local – para quem se importa com essa característica.”

A tecnologia vem sendo cada vez mais usada, também, na moda. Da mesma forma como no caso dos alimentos, hoje clientes de grandes varejistas podem, por meio das etiquetas das roupas, saber de onde vem o algodão usado na fabricação, por exemplo. O CEO do Blockchain Research Institute (BRI) Brasil, Carl Amorim, destaca que esse pode ser um diferencial para os marketplaces que vendem produtos de sellers variados. O blockchain pode confirmar a procedência desses produtos. “O blockchain é um esporte no qual a gente precisa competir”, resume.

Imagem: Reprodução/Wall Street Journal

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Decreto institui sistema de garantias de crédito para pequenos negócios

Próxima Postagem

Magazine Luiza dará “dinheiro de volta” em compra a partir de R$ 30 no McDonald’s

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza dará "dinheiro de volta" em compra a partir de R$ 30 no McDonald's

Magazine Luiza dará "dinheiro de volta" em compra a partir de R$ 30 no McDonald's

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.