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Home Destaque do dia

Para varejistas, digitalização é vista como um dos maiores legados da pandemia

Aiana Freitas de Aiana Freitas
11 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Cada vez mais, o consumidor ​demanda uma postura das empresas com base no ESG (environmental, social and governance” ou “ambiental, social e governança”, em português) e com mais conveniência via digitalização, por meio de serviços, delivery ou experiência. E estes foram alguns dos pontos discutidos nesta segunda-feira (11) durante o “Retail Trends – Pré NRF”, organizado pela Gouvêa Experience que reuniu grandes nomes do setor para um “esquenta” da maior feira de varejo do mundo.

Para Isabella Vianna Wanderley, especialista em Varejo e Consumo, a digitalização e um consumidor cada vez mais atento ao papel social das marcas são alguns dos benefícios resultantes das mudanças impostas pela pandemia de Covid-19. “Vimos o consumidor voltando para marcas em que ele confia”, disse.

Segundo a especialista, o consumidor quer inovação, conhecer coisas novas e experimentar, mas quer confiança no varejo que ele vai comprar e com quem ele está estabelecendo essa relação – e as empresas estão cada vez mais acordando para isso. “A relação é de longo prazo e multi interações. Por isso, é extremamente importante não queimar etapas e construir relações solidas”, sugeriu a ex-vice presidente de Desenvolvimento de Novos Canais de O Boticário.

Na mesma linha estiveram os comentários de Fabrício Bittar Garcia, vice-presidente de Operações do Magazine Luiza. O executivo reconhece que vários consumidores se digitalizaram durante a pandemia e afirmou que eles “não são monocanais, mas sim multicanais, e nós precisamos estar prontos para isso”. Ainda segundo o executivo, “cabe a nós entregarmos uma boa experiência para que ele continue fiel a nossa marca”.

Fabricio disse que o Magazine Luiza aproveitou o momento para alavancar categorias até então não exploradas – e revelou que foram bem sucedidos. “Categorias de moda e beleza, até então pouco exploradas e fora do nosso core, alavancaram as vendas no e-commerce”, revelou.

O VP de Operações da gigante varejista disse, ainda, que 70% daquilo que é vendido no e-commerce passam pelas lojas físicas. Segundo ele, quem tem capilaridade consegue oferecer produtos bons e baratos. “Você se torna mais competitivo e o cliente acaba ficando cada vez mais fiel. Entrega rápida e não tão cara estão entre os nossos diferenciais de sucesso com os consumidores”, acredita.

“O brasileiro tem um perfil diferente e a aceleração que tivemos com a pandemia foi surpreendente, tornando o nível de exigência do brasileiro do mesmo patamar do de qualquer outro país do mundo”, disse Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

O executivo, que há 19 anos está na empresa, conta que é preciso obter credibilidade por meio de transparência e ética. “O consumidor pode até aceitar o seu erro, desde que você o corrija rápido. A agilidade por parte das empresas tem sido cada vez mais necessária”, alerta.

Imagem: Bigstock

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Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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