Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte II

Redação de Redação
8 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Inteligência de mercado, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Yamashita*

– Qual o share de cada segmento do Foodservice? Qual a participação do fast food no mercado? O Foodservice no varejo já é relevante? Qual o perfil dos clientes? Essas são algumas das perguntas que responderemos neste artigo, que só é possível devido à pesquisa CREST, realizada pela GS&MD – Gouvêa de Souza.

Apesar da relevância do segmento, pouco se sabia sobre o Foodservice no País e as perguntas mencionadas acima ficavam sem resposta. Como citei no meu último artigo (que você pode ler aqui), foi para atender essa demanda que a GS&MD lançou, em parceria com o NPD Group, a pesquisa CREST, maior e mais completo levantamento do segmento de Foodservice com 72 mil respondentes por ano e que é realizada em 12 países.

Segmentos

O segmento de fast food representa um pouco menos de metade do tráfego de consumidores e dentro desse segmento o formato mais representativo ainda é o tradicional (padarias, lanchonetes, vendedores, etc). Já o formato que chamamos de fast food moderno (onde estão a maioria das principais redes), representa 22% desse segmento, enquanto que o formato casual (modelo de restaurantes por quilo) tem 16% do tráfego.

Os segmentos de serviço completo (restaurantes com menu, mesas, garçom, etc) e o segmento de varejo (hiper, super, conveniência) têm participação equivalente no tráfego de consumidores, mas na análise do share de gasto, o serviço completo tem representatividade duas vezes maior, devido ao seu ticket médio mais alto. O fato do varejo ter uma representatividade tão grande no segmento já mostra uma faceta do mercado que muitas vezes passa desapercebida e que também pode representar uma grande oportunidade para varejistas e operadores.

Surpreendentemente, o fator mais importante para os consumidores, ao escolher o varejo é a conveniência, enquanto que o fator preço aparece com importância menor que em outros segmentos.

Perfil dos consumidores

Observamos que os consumidores entre 18 a 34 anos têm uma participação desproporcional no Foodservice – esse perfil de consumidor é particularmente importante, pois além de ser responsável pela maior parte do tráfego e do gasto no segmento, esse consumidor também carrega seus hábitos em formação por toda a vida.

Por fim, o percentual de pessoas que compraram uma comida ou bebida preparada fora do lar no dia anterior (o que nomeamos de penetração) é de apenas 26% no Brasil, fato esse que mostra o enorme potencial ainda latente no País, mas fica claro que a chave do sucesso no segmento é entender os hábitos e as necessidades dos clientes e se posicionar de forma adequada para atender as suas demandas.

Para mais informações sobre o estudo CREST, entrar em contato com Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br), diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

O que é meu é nosso – o fim do hiperconsumo!

Próxima Postagem

Estamos fora do acordão!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Estamos fora do acordão!

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile