Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Via Varejo quer usar logística reversa para dar destino correto a produtos fora de uso

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de outubro de 2020
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Executivos que lideram as áreas de sustentabilidade das empresas costumam falar do assunto com paixão e fazer planos ambiciosos – ou, mais do que isso, sonhar alto. Não é diferente com Hélio Muniz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio.

O desejo dele é o de que, em no máximo cinco anos, a empresa seja capaz de recolher todos os produtos que forem vendidos em suas lojas, e que precisem ser descartados pelos consumidores, e dar a destinação adequada a eles. Do celular à geladeira.

Neste ano, a quantidade de lojas da Via Varejo com coletores de produtos triplicou e chegou a 300. Os consumidores podem levar até esses pontos itens de porte pequeno e médio, como aparelhos de telefone celular e notebooks que não funcionam mais.

Os que podem ser recuperados são vendidos em saldões ou doados por meio da Fundação Casas Bahia. Os que não funcionam podem ter peças úteis removidas e, finalmente, serem levados a locais que fazem o descarte adequado. A meta é que todas as 1.000 lojas das marcas do grupo tenham esses coletores em breve.

“A gente tem planos de escalar essa logística reversa”, afirma Muniz, referindo-se ao processo de gestão e distribuição do material descartado. “Queremos fazer isso com todos os nossos produtos.”

Geladeira e sofá boiando na enchente

Ele cita o exemplo das geladeiras, que demoram para ser descartadas, porque costumam ser repassadas de uma pessoa para outra, mas, quando não têm mais conserto, têm destino incerto.

“Na primeira enchente que acontece, a gente vê a geladeira boiando, vê o sofá. Nós somos responsáveis por isso. Nós queremos nos adiantar e retirar, do lixão e das enchentes, os produtos que vendemos. Meu sonho é pegar o colchão, o móvel, tudo o que a gente entrega. Eu quero vender, mas quero pegar de volta.” A meta é que isso seja possível em até cinco anos.

Hélio Muniz, claro, também está atento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada há dez anos, e que define que a responsabilidade por esses resíduos é compartilhada. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de resíduos sólidos urbanos cresceu 11% no País, de 71,2 milhões de toneladas por ano em 2010 para 79 milhões de toneladas agora. Mas, do total do lixo gerado, apenas 4% são reciclados – ou seja, a lei ainda tem muito a avançar.

Para ele, independentemente da legislação, toda a cadeia produtiva, – a indústria, o varejo e a logística – precisa se mexer. É importante trabalhar o conceito da economia circular e evitar o descarte exagerado dos produtos. Ele destaca que, apesar de a Via Varejo ser uma empresa de varejo, ela tem uma das maiores malhas logísticas do País. Neste ano, essa capacidade foi ampliada depois da compra da startup ASAPlog, especializada em soluções de logística urbana e conexão de transportadoras em etapas de longas distâncias.

Consumidor vai pagar para ‘se livrar’ de produto

O executivo enxerga, até, novas fontes de recursos para o grupo. “Talvez o consumidor esteja disposto a me pagar para eu pegar o produto dele, mesmo que não tenha sido vendido por mim, para que eu dê o descarte adequado. Em algum momento, pode ser que as pessoas queiram pagar para a Via Varejo retirar, de suas casas, produtos que elas nem compraram com a gente. Isso pode ser um negócio.”

Para Hélio Muniz, uma das maiores inspirações para trabalhar na área é pensar na filha de 13 anos e no mundo que quer em que ela viva. “Além disso, as pessoas hoje são muito ligadas a questões de sustentabilidade, responsabilidade e igualdade de gênero. Se a gente quiser continuar existindo como uma empresa que seja interessante para trabalhar, eu preciso atrair essas pessoas. Se não fosse por propósito, seria por necessidade.”

O executivo acha, ainda, que a sociedade não deve esperar apenas por ações do poder público. “O poder público não tem a tecnologia e capacidade logística para fazer o que a Via Varejo faz. A empresa tem de estar consciente de que tem a capacidade e o papel social para resolver problemas.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Puxado por Black Friday, varejo deve crescer até 3%; veja 7 dicas para faturar mais

Próxima Postagem

“Ok, Google, falar com Natura”: marca lança compras por comando de voz

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Natura oferece promoções no mês do consumidor

"Ok, Google, falar com Natura": marca lança compras por comando de voz

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile