Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Rede de fast fashion H&M vai transformar roupas descartadas em novas

Redação de Redação
14 de outubro de 2020
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Com a meta de transformar roupas descartadas em algo novo para vestir novamente – tudo dentro de cinco horas -, a rede de fast fashion H&M, com sede na Suécia, está prestes a começar a oferecer aos consumidores de sua loja em Estocolmo a opção de entregar roupas usadas que serão transformadas em novas peças diferentes.

Assim que o programa começar, os clientes poderão trazer uma roupa que não desejam, que será limpa e colocada em uma máquina chamada Looop. Segundo reportagem do site CNN, a máquina irá desmontar o tecido, fragmentando-o em fibras que serão usadas para criar novas roupas.

O esforço surge em meio a um volume crescente de desperdício global de roupas e à crescente preocupação com a contribuição do fast fashion para isso.

A empresa disse que o processo de reciclagem, que pode lidar com mais de uma peça de roupa por vez, não usa água ou produtos químicos e às vezes pode precisar de matérias-primas “de origem sustentável” adicionadas, mas espera tornar essa parcela o menor possível.

Por enquanto, os clientes podem escolher um dos três itens a serem feitos: um suéter, um cobertor de bebê ou um lenço. Todos com um preço médio entre US$ 11 e US$ 16. “Queremos expandir o leque disponível à medida que conhecemos melhor a Looop”, disse a empresa por e-mail ao CNN Business.

Embora o sistema Looop possa ajudar a espalhar a conscientização sobre o desperdício de roupas e a reciclagem, por enquanto, ele não tem escala para causar um impacto generalizado no volume de lixo de roupas gerado anualmente.

De acordo com o site da Agência de Proteção Ambiental, 16,9 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram gerados nos Estados Unidos em 2017, último dado disponível. A taxa de reciclagem foi de apenas 15,2%, com 2,6 milhões de toneladas recicladas.

Empresas consicentes

A H&M e outros vendedores de fast fashion como a Zara tomaram algumas medidas para reduzir o desperdício de têxteis.

Em 2013, a H&M lançou um programa global de coleta de roupas em todas as suas lojas e estabeleceu a meta de fazer com que todas as roupas vendidas fossem feitas de materiais reciclados ou de origem sustentável até 2030. Esse número atualmente é de 57%, de acordo com a companhia.

Da mesma forma, os clientes podem deixar roupas, calçados e acessórios usados ​​em mais de 1.300 lojas Zara. No ano passado, a rede anunciou que todo o algodão, linho e poliéster usados ​​pela empresa serão orgânicos, de origem sustentável ou reciclados até 2025.

De acordo com analista e líder de impacto social do World Research Institute, um dos maiores impulsionadores do consumo de roupas são os vendedores de fast fashion. “Grandes empresas como a H&M e a Zara podem ter um impacto realmente grande e transformador na indústria e nos consumidores se abrirem caminho para facilitar a mudança”, disse.

Imagem: reprodução

Postagem anterior

Pandemia acelera comércio eletrônico nas regiões do Brás e do Bom Retiro

Próxima Postagem

Foodservice: 34% dos comércios do setor adotaram o digital para comprar produtos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Foodservice: 34% dos comércios do setor adotaram o digital para comprar produtos

Foodservice: 34% dos comércios do setor adotaram o digital para comprar produtos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile