Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Com maior IPO do ano de 2020, Grupo Mateus quer acelerar a expansão

Redação de Redação
31 de dezembro de 2020
no Destaque do dia, Mais lidas do ano, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Mateus segue expandindo operações e inaugura 4 lojas em um mês

O Grupo Mateus, dono do quarto maior atacarejo do Brasil, pretende aproveitar o IPO (oferta inicial de ações), maior do Brasil em 2020, para expandir as operações. O conglomerado também opera supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção e tem 137 lojas no Maranhão, no Pará e no Piauí.

A empresa foi criada há 34 anos por Ilson Mateus, um ex-garimpeiro de Serra Pelada (PA), e, atualmente, emprega mais de 20 mil pessoas. Na lista das maiores atacarejos do Brasil, fica atrás de Assaí (do Grupo Pão de Açúcar), Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censosud.

Com arrecadação de R$ 4,63 bilhões, o IPO do grupo é o maior de 2020 até agora no País. Além disso, a companhia protagoniza a maior estreia, na Bolsa brasileira, de uma empresa com origem na região Nordeste.

Demanda robusta desde o lançamento

Segundo informações do Estadão/Broadcast, a demanda foi robusta desde o lançamento, batendo cinco vezes o volume ofertado. Além do lote principal, a companhia também colocou no mercado cerca de 75% do lote adicional.

Apesar de ter desde o início conquistado os investidores, um acidente em uma das suas lojas no meio do roadshow trouxe um imprevisto a uma oferta que vinha bastante tranquila: a queda de prateleiras em uma das unidades, que matou um funcionário e deixou outras pessoas feridas.

Mas os investidores entenderam a tragédia como uma fatalidade, destoante do histórico da empresa. Mesmo assim, a empresa teve, no meio do caminho, que alterar o prospecto da oferta para incluir informações sobre o ocorrido e ainda abrir uma porta para os investidores que já tinham feito reserva pudessem desistir.

História começou no interior do Maranhão

A história da empresa teve início nos anos 80, na cidade de Balsas no Maranhão, a 800 quilômetros da capital São Luís. Com a chegada do asfalto que a ligou à rodovia Belém-Brasília, migrantes de várias regiões do Brasil descobriram a cidade, que começou a se destacar no agronegócio. Com o aumento da população na cidade, Ilson Mateus montou uma pequena mercearia.

Em pouco tempo, a pequena mercearia se tornou um supermercado de pequeno porte. Por volta de 1986, ele entrou no mercado atacadista e começou a se firmar como um dos mais importantes geradores de negócios, emprego e renda da região, passando a abastecer também as mercearias e supermercados no Maranhão e interior do Pará.

O plano do grupo Mateus no longo prazo é fortalecer sua presença regional, ampliando de forma significativa o número de lojas, através da expansão orgânica. O foco da expansão são principalmente os formatos de atacarejo, com a marca Mix Atacarejo, e loja de vizinhança, com a marca Camiño. “Ainda existe muito espaço para crescer nessas regiões, e o Grupo Mateus tem toda possibilidade de atuar para identificar as cidades que ainda podem receber um dos seus modelos de loja”, disse Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, em entrevista ao portal Exame.

Imagem: Divulgação​

Postagem anterior

Comércio e indústria pedem suspensão da alta do ICMS em São Paulo

Próxima Postagem

Carne vegetal é nova aposta da Unilever para bares e restaurantes do Rio e de SP

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carne vegetal é nova aposta da Unilever para bares e restaurantes do Rio e de SP

Carne vegetal é nova aposta da Unilever para bares e restaurantes do Rio e de SP

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.