Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Festival de Cannes: muitas lições e 5 perguntas para os shopping centers

Redação de Redação
1 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Inovação, Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 4 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Luiz Alberto Marinho*

[the_ad id="138406"]

Semana passada participei de uma verdadeira maratona de informação. Estive no Cannes Lions Festival, na França, o maior e mais concorrido encontro de criatividade do planeta. Grandes publicitários, altos executivos de marketing e diversas celebridades revezaram-se nos sete dias de evento para produzir 159 palestras. Isso sem falar nas 28 apresentações do Lions Innovation, uma espécie de evento dentro do evento, dedicado à tecnologia e, como o nome diz, inovação.

Leia mais:

[the_ad id="99067"]

– LATAM reúne os melhores cases do varejo em 5 congressos consolidados

– Presidente da ABRASCE confirmado para o LATAM Retail Show

Teve mais – os melhores trabalhos de comunicação do ano passado, finalistas na disputa dos cobiçados leões, estavam expostos em uma área específica do festival e podiam ser estudados pelos participantes. Como você pode imaginar, ver tudo isso junto foi uma incrível oportunidade para entender os rumos do marketing em termos globais.

Em resumo, dá para afirmar que a comunicação de marketing caminha a passos largos para combinar arte e tecnologia na tarefa de construir e contar histórias envolventes. Parece maluco? Mas é por aí mesmo que as coisas vão andar. Pense, por exemplo, no case que ganhou o Grand Prix de Promoção – uma tinta produzida pela Volvo para que ciclistas e suas bikes possam brilhar no escuro, reduzindo o risco de atropelamentos noturnos. Ou na iniciativa da Domino’s, que permite que você peça uma pizza em casa digitando apenas um Emoji (aqueles símbolos engraçadinhos que a gente usa no celular para dizer que está feliz, triste ou chorando de tanto rir). Pois é, são ideias que exploram a interseção entre tecnologia e storytelling. A tecnologia também vai possibilitar que as marcas conheçam mais seus consumidores atuais e potenciais e usem esse conhecimento para ofertar produtos personalizados e produzir comunicação mais relevante.

Mas isso não é tudo. Outra tendência importante é a que determina que marcas devem preocupar-se não apenas em vender produtos e serviços, mas também em melhorar a vida das pessoas. Keith Weed, CMO da Unilever, chama isso de ‘marketing pelas pessoas’. É diferente do marketing para as pessoas (vendas) ou do marketing com as pessoas (co-creation). O exemplo mais conhecido da Unilever é o da Dove, marca constantemente comprometida com a elevação da auto-estima feminina. A P&G não fica atrás. Este ano ganhou um Grand Prix com o case do absorvente feminino Always, também focado na valorização da mulher.

Além de unir arte, tecnologia e propósito, as marcas deverão ainda inserir-se no ambiente cultural, trocando a estratégia de interrupção pela da participação, para aproximar-se dos mais jovens. Não foi à toa que produtores e atores de séries televisivas como The Walking Dead e Veep estiveram esse ano em Cannes, assim como artistas como Pharrell Williams, Marilyn Manson e Will.i.am, entre outros. Falando em Will.i.am, foi dele uma das frases mais interessantes do festival. Perguntado sobre sua visão do marketing do futuro, o cantor respondeu: “Para mim, no futuro não haverá marketing algum, mas apenas o trabalho de marcas em favor da construção de comunidades”.

Foi interessante ainda perceber que o palco maior da criatividade global não é mais exclusivo das agências de publicidade. O motivo é claro – a propaganda não é mais a principal forma de comunicação entre marcas e seus públicos. Muitas agências já perceberam isso e começaram a reagir. Umas diversificam a atuação, passando a desenvolver novos produtos e fazer consultoria de negócios para os clientes, outras aceleram o processo de integração entre o físico e o digital e algumas simplesmente admitem a perda de relevância da propaganda sem propor caminho alternativo. Não são poucas as que mostram-se perdidas, sem saber mais o que são nem para onde vão.

Para os responsáveis pelo marketing dos shopping centers, sobram do Cannes Lions algumas lições e cinco perguntas:

1) Marcas sem propósito são vazias e desconectadas de seus públicos. Qual é o seu propósito e com que destaque você pretende comunicar que seu shopping possui um?

2) A comunicação não deve limitar-se a transmitir uma mensagem. É preciso criar memórias. Para isso, devemos investir em storytelling – histórias contadas pelo shopping ou vividas dentro dele. Quais histórias que você já contou ou ainda contará este ano?

3) A tecnologia pode agregar diferenciais importantes ao seu negócio. E a informação deve ajudar a produzir comunicação relevante e relacionamento personalizado. Você tem planos de curto ou médio prazo para usar informação e tecnologia em seu negócio? Quando você começará a chamar os melhores clientes do shopping pelo nome?

4) Como seu shopping pretende inserir-se na cultura popular da sua cidade ou região?

5) Sua agência de publicidade anda inquieta ou está acomodada? Ela já fez alguma proposta diferente incorporando novas tecnologias ou algum movimento de integração com o digital? Como você pode instigar seus fornecedores de comunicação a apoiar seus esforços em favor de uma comunicação mais relevante?

Se você quiser ajuda para formular algumas dessas respostas, conte com a gente.

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

LATAM Retail Show terá série de imersão no varejo – “Study Tours”

Próxima Postagem

Empreendedorismo: não fomos educados para isso

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Empreendedorismo: não fomos educados para isso

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.