Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Ingerimos doses potentes de anabolizante digital nos últimos três meses”, afirma CEO da Livraria Cultura

Redação de Redação
24 de junho de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
Sergio Herz 1

O mercado de livrarias é um ramo do varejo que precisa se reinventar. Foi com essa afirmação que Sérgio Herz, CEO da Livraria Livraria Cultura iniciou sua participação no Mercado & Consumo em Alerta desta quarta-feira (24). Ao lado de Ada Mota, sócia-fundadora da Adcos; e Maria Cristina Potomati Fiuza, presidente do Grupo Dovac (Lukscolor Tintas, Luksnova), o executivo defendeu o processo de transformação digital nas empresas, mas ressaltou que consumidor não vai deixar de ir até uma loja física.

Segundo ele, o ano de 2020 ficará marcado como o ano da aceleração exponencial empresarial como se as empresas estivessem ingerido doses potentes de anabolizante digital, mas ao mesmo tempo será um ano marcado por uma freada brusca de hábitos de vida que fez com que as pessoas pensassem mais sobre si próprias e suas vidas. “Este novo momento que estamos vivendo acelerou o processo de transformação em diversas frentes. E esse movimento selou uma tendência de participação brutal do comércio digital em cima do físico”, explicou.

Sérgio fez ainda uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil ao falar sobre vendas físicas e digitais e lembrou que a Cultura, assim como a Amazon, começou a vender no online em 1994. “Hoje o mercado americano de livros conta com 54% das vendas de livros físicos no online. No Brasil, estamos na ordem dos 46%. As lojas físicas não vão deixar de ser frequentadas, mas precisamos entender como esse consumidor quer gastar, pois o entendimento deste comportamento no pós-pandemia ainda é um ponto de interrogação,” disse.

Ainda sobre o movimento digital, Sérgio Herz afirmou que este comportamento faz parte de uma conveniência que vicia o ser humano, uma vez que, segundo ele, “tudo que é fácil é viciante”. E essa colocação o levou a comentar sobre o futuro dos shopping centers. Para ele o novo normal ainda é muito desconhecido até nos sentirmos bem no mundo físico e os shoppings se tornarão ainda mais centros de lazer e não de compras. “Neste momento, o shopping center está sem graça com essa nova maneira que estamos retomando”, comentou.

O executivo também trouxe para a conversa o home office adotado no escritório corporativo e uma dúvida sobre os colaboradores que atuam nas lojas. Para ele, será preciso pensar mais nas equipes de lojas, como irão equacionar a relação dura de trabalho em lojas com o trabalho em home office de equipes administrativas com maior qualidade de vida, depois que aprendermos a trabalhar com maior equilíbrio neste contexto.

Vale lembrar que o mercado de livros começou a dar sinais de melhoria com a reabertura das livrarias, registando uma gradual subida do número de vendas, embora ainda com perdas na ordem dos 40%, relativamente a 2019, segundo dados da consultora GfK.

Segundo o painel de vendas Gfk, entre 4 e 10 de Maio, venderam-se 104.340 livros, menos 75.741 do que na mesma semana do ano passado, em que foram vendidos 180.081 livros, o que se traduz numa quebra de 42,1%.

Este webinar contou com a mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, além de patrocínio da ACI Universal Payments, empresa com solução única e universal que oferece pagamentos em tempo real corporativos e de varejo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

8 aplicativos para criar vídeos para redes sociais

Próxima Postagem

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.