Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Para o cofundador da Chinnovation, cada vez mais o modelo de super app faz sentido

Redação de Redação
20 de maio de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
IN HSIEH - Cofundador – CHINNOVATION

A China ganhou ainda mais destaque por ter sido o local de surgimento do novo coronavírus, que em poucas semanas, se tornaria uma pandemia mundial. E não restam dúvidas de que em pouco tempo o país retornará ao posto de liderança no comércio mundial, principalmente eletrônico. O cofundador da Chinnovation, In Hsieh, foi um dos convidados da live Mercado & Consumo em Alerta desta manhã e comentou um pouco sobre o que podemos aprender com o ecossistema chinês e com as boas práticas para viver durante e depois do coronavírus.

O especialista no mercado chinês dividiu sua apresentação e dois períodos – antes e depois do coronavírus. Antes da covid-19, a China vinda de um modelo de crescimento exponencial dentro do ambiente VUCA e fluidez das transformações. Quando declararam lockdown, uma das grandes ferramentas que eles tinham era a tecnologia. Com a pandemia, esse processo tecnológico do país foi acelerado e potencializou ainda mais várias áreas que já estavam avançadas na China. Um exemplo dessa tecnologia é o We Chat, que passou de um aplicativo de produtividade para uma ferramenta de gestão de todo processo do coronavírus, com o monitoramento da doença, por exemplo.

A partir de 15 de março, pico da pandemia no país, o superaplicativo se tornou uma espécie de passaporte dos chineses. Entre as medidas adotadas pelo aplicativo, está o uso de código QR para rastrear usuários que utilizam o transporte público. Quando o indivíduo entra em algum meio de transporte – como táxi, metrô ou ônibus -, ele consegue enviar suas informações para o aplicativo por um código. Se este passageiro for depois diagnosticado com a covid-19, o aplicativo envia uma mensagem a todos que também utilizaram o mesmo transporte, avisando-os de uma possível contaminação. “Além disso, também é possível acessar, sem sair do app, um mapa digital que indica onde, nas proximidades, estão registrados casos de pacientes com a doença. Tudo graças a Inteligência Artificial”, explicou Hsieh.

Segundo In, cada vez mais o modelo de super app faz sentido, porque o cliente quer ser atendido totalmente dentro do aplicativo. No Brasil ele acredita que o interesse existe, mas além da restrição por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está a aceitação do usuário brasileiro em relação ao modelo. “No Brasil estamos vendo surgir empresas candidatas ao ecossistema, mas ainda é preciso haver uma mudança de mindset em relação ao modo de usar e incorporar o modelo por aqui”, disse.

O cofundador da Chinnovation falou ainda sobre os novos hábitos de consumo. Para ele, estamos vivendo uma situação emergencial, onde é preciso estrutura para acompanhar toda transformação digital que a pandemia acelerou. “Temos muita abertura para o digital a importância deste movimento nos negócios é essencial. E com essa realidade do coronavírus, cada vez mais, a população depende de serviços online”, concluiu.

Postagem anterior

Especialista em China afirma que o país tem razões estruturais para investir fora do seu território

Próxima Postagem

“O maior desafio é atrair clientes que podem estar mais arredios”, afirma secretário Geral da Chain Store e Franchise Association

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
KEVIN PENG - Secretario Geral - CCFA

"O maior desafio é atrair clientes que podem estar mais arredios", afirma secretário Geral da Chain Store e Franchise Association

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile