Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Vamos usar a tecnologia para humanizar cada vez mais o negócio”, afirma o fundador da Chilli Beans

Redação de Redação
24 de abril de 2020
no Destaque do dia, Franquias, Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Caito Maia

Na manhã desta sexta-feira (24), o empresário Caito Maia, fundador da Chilli Beans, foi um dos líderes que compartilharam suas experiências no universo de franquias, durante live promovida pela Mercado & Consumo. A Chilli Beans conta com 917 lojas que vendem óculos de sol e de grau, além de relógios. Desse total, quase 80% delas estão em shopping centers ou em locais que tiveram que ser fechados por conta da pandemia.

Diante deste cenário, o mega empresário precisou agir rápido e redesenhar o plano da companhia para enfrentar a crise. Ele conta que estabeleceu três datas, por conta própria, para que o comércio reabra. “Estamos trabalhando com 1º de maio, 15 de maio e 1º de junho”, conta Maia, que precisou rever sua campanha inspirada nas Olimpíadas, que levaria o nome de “Tokyo”, e seria apresentada em junho.

A varejista ficou conhecida e ganhou projeção no mercado brasileiro por conta de seus óculos de sol para o público jovem. Com todo planejamento revisto, a empresa começou a focar, por exemplo, na confecção de óculos de grau para o retorno das aulas na metade do ano. Segundo Caito Maia, antes da crise causada pelo novo coronavírus, as vendas da Chilli Beans eram divididas em 60% de óculos escuros e o restante entre relógios e óculos de grau. “Mudei toda nossa estratégia. O mix de produtos das lojas será mais equilibrado com a venda de 50% de óculos de grau e 50% de óculos de sol. As pessoas precisam de óculos de grau, é um bem para a saúde delas”, afirma.

Após toda revisão de estratégia, Caito se viu diante de outro ponto: como vender? A companhia então apostou na força do relacionamento do seu time e criou uma espécie de exército virtual composta pelos seis mil vendedores pelo WhatsApp com capacidade de atender cerca de 700 mil consumidores. “Distribuímos cupons para os vendedores das lojas franqueadas para que repassem aos seus clientes. Toda compra feira no site da Chilli Beans será revertida em comissão aos vendedores”, explica.

A Chilli Beans quer aumentar sua participação no digital. Hoje, o comércio eletrônico representa 4% das vendas totais da rede e desde que as lojas fecharam as vendas online já dobraram. “O online nunca irá substituir o off-line, por isso vamos usar a tecnologia para humanizar cada vez mais o negócio”, conta o empresário que também vai investir em um canal para explicar ainda mais a história de criação dos produtos da marca para estimular ainda mais as vendas. “Só não sei ainda como será isso, se online ou na televisão, mas nós teremos”, completa.

Sobre as ações para minimizar os impactos causados pela pandemia, Maia diz que renegociou seus contratos com os fornecedores, consegui descontos e prazos maiores de pagamentos. Já para os franqueados, as ações adotadas também envolvem prazos de pagamento estendidos, assim como a negociação com aluguel de shopping. Ele conta ainda que o departamento jurídico da Chilli Beans foi colocado à disposição para auxiliar os franqueados na questão de como conseguir isenção de impostos e para entender as mudanças que estão sendo feitas nas leis trabalhistas durante a pandemia.

O empresário, que começou a live dizendo sentir falta do calor humano, lamentou não poder realizar a sua tão esperada convenção anual a bordo de um cruzeiro, que aconteceria no final de março. “Tivemos que mudar os planos aqui também e como gostamos de inovar, seremos a primeira empresa a fazer uma convenção online no mundo”, comemora. Caito disse que para o ano que vem a ideia é manter a edição online – além da que será feita no navio – para conseguir atingir um numero ainda maior de pessoas.

* Imagem: Marlon Brambilla

Postagem anterior

Presidente da Calçados Bibi acredita que a cultura ágil tem sido a grande aliada no momento

Próxima Postagem

“Franqueadores têm a responsabilidade de tomar medidas que deem conforto a rede”, alerta diretor da am/pm

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
marcellofarrel__11072016160303

"Franqueadores têm a responsabilidade de tomar medidas que deem conforto a rede", alerta diretor da am/pm

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.