Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Lojas 'híbridas' crescem o dobro dos hipermercados

Redação de Redação
8 de dezembro de 2014
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O atacado de autosserviço, também conhecido como atacarejo, que vende grandes volumes de itens de alimentação e de higiene e limpeza tanto para consumidor final quanto para restaurantes, pequenos supermercados, escolas e escritórios, cresce num ritmo que é o dobro do registrado pelos hipermercados e supermercados.

No ano passado, as 267 lojas de atacarejo espalhadas pelo País venderam R$ 31 bilhões, com expansão de 24% em relação ao ano anterior, segundo dados do ranking da revista Supermercado Moderno, elaborados pela consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza. No mesmo período, o faturamento dos hipermercados aumentou 10,2% e somou R$ 61 bilhões em 2013, enquanto os supermercados, com vendas de R$ 207 bilhões, cresceram 12,5%.

O avanço do atacarejo em relação a outros formatos de lojas continuou neste ano. De janeiro a julho, a frequência de compras dos consumidores nas lojas de atacarejo aumentou 9% em relação ao mesmo período de 2013, enquanto houve um recuo de 1% nos hipermercados e crescimento de apenas 3% nos supermercados, segundo o presidente do Atacadista Roldão, Ricardo Roldão.

Para ele, um número crescente de consumidores está recorrendo ao atacarejo porque esse canal de vendas é mais competitivo em 69% dos itens. “O atacado de autosserviço deve superar, no máximo até 2016, as vendas dos hipermercados”, prevê.

Ascensão. O consultor Marcos Gouvêa de Souza, sócio da GS&MD, diz que o formato de loja de atacarejo não atingiu a maturidade e acredita que o faturamento do segmento vai continuar em ascensão.

Para o consultor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, o atacarejo está assumindo o papel desempenhado pelos hipermercados no passado, em períodos de inflação alta. Nessa época, os consumidores frequentavam esse tipo de loja em busca de preços mais baixos.

Ocorre que nos últimos anos o atacarejo caiu no gosto do consumidor porque consegue vender com preços mais competitivos em comparação aos hipermercados por causa dos grandes volumes de mercadorias negociadas e pelo fato de ter custos mais baixos do que os hipermercados.

Nas contas do consultor da Mixxer, a despesa operacional das lojas de atacarejo, que não oferecem praticamente nenhum serviço, como sacolas e empacotadores, por exemplo, é de 14% do custo dos produtos. Nos hipermercados, no entanto, sobe para 17% e, nos supermercados, chega a 20%.

Outro ponto que remete o atacarejo de hoje ao hipermercado dos anos 1980 é que, naquela época, o hipermercado conseguia ter preços competitivos por causa da engenharia financeira desse modelo de loja. Na época, os hipermercados vendiam praticamente tudo à vista e pagavam os fornecedores a prazo. Mas, com a aceitação do cheque pré-datado, que depois caiu em desuso, e do avanço do cartão de crédito como forma de pagamento, essa vantagem financeira desapareceu para os hipermercados.

Agora, o atacarejo reproduz esse velho modelo usado pelo hipermercado. “Nossa venda praticamente é toda à vista: o prazo médio de recebimento é a metade do prazo médio de pagamento”, diz Roldão.

(Fonte: Folha de São Paulo)

Postagem anterior

Destaques do NRF Big Show 2015: The New Digital Divide

Próxima Postagem

Lojas de conveniência se preparam para a ditadura do saudável

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Lojas de conveniência se preparam para a ditadura do saudável

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile