Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Tendências de consumo para 2026: conforto, autenticidade, tecnologia e influência asiática

As 4 principais tendências foram listadas em relatório divulgado esta semana pela Euromonitor International

Redação de Redação
6 de novembro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A busca por conforto emocional, por produtos que transmitam personalidade e autenticidade e por tecnologias com resultado comprovado, assim como o olhar atento às inovações que surgem na Ásia, estão no radar dos consumidores para 2026. As principais tendências de consumo globais para o próximo ano foram listadas em relatório divulgado esta semana pela Euromonitor International.

“O futuro do comportamento do consumidor é caracterizado por um desejo de conforto, autoexpressão e soluções de bem-estar de ponta — impulsionado pela necessidade de autenticidade e simplicidade em um mundo cada vez mais complexo”, resume Alison Angus, diretora de inovação da Euromonitor International.

As principais tendências de consumo apontadas pela Euromonitor para 2026 são:

1. Zona de Conforto (Comfort Zone)

A volatilidade global tem feito com que os consumidores busquem conforto e simplicidade. Segundo o relatório, 58% afirmam sentir estresse moderado a extremo diariamente. Assim, eles procuram produtos que tragam reconforto emocional, como ingredientes naturais e integrais.

A Euromonitor sugere que as empresas desenvolva produtos e serviços que proporcionem conforto, aumentem a confiança, simplifiquem a vida e promovam equilíbrio — ajudando os consumidores a encontrar serenidade em tempos incertos.

2. Expressão sem Filtro (Fiercely Unfiltered)

Entre as tendências de consumo para 2026, os consumidores estão adotando a “autoexpressão ousada e a honestidade radical”. Metade deles busca produtos e serviços que reflitam sua identidade única, enquanto 65% acreditam que a sociedade os aceita como realmente são.

As marcas , diz a Euromonitor, precisam investir em hipersegmentação e estratégias direcionadas para se conectar a perfis e personas específicos.

3. Bem-estar Reconfigurado (Rewired Wellness)

Cresce a demanda por soluções de bem-estar de alta tecnologia e cientificamente validadas, com consumidores dispostos a pagar mais por produtos premium com formulações científicas. Segundo o relatório, 49% afirmam estar dispostos a pagar 10% ou mais por cosméticos premium com base científica.

Para a Euromonitor, as marcas podem usar narrativas baseadas em dados para demonstrar benefícios à saúde e educar o consumidor sobre o valor de seus produtos.

4. A Próxima Onda Asiática (Next Asian Wave)

Marcas do Leste Asiático, especialmente empresas chinesas, estão ganhando influência global ao combinar acessibilidade, inovação e experiências digitais-first, e essa é outra das principais tendências de consumo para 2026. A previsão é que o valor das exportações da China atinja US$ 4 trilhões até 2026.

Para se manterem competitivos, as empresas devem otimizar experiências digitais mobile-first e criar jornadas de compra fluidas, que integrem conteúdo e comércio.

Empresas alinhadas

O relatório da empresa de pesquisas traz, ainda, outros insights sobre o que os consumidores querem e o que as empresas já têm feito para se alinhar às principais tendências de consumo de 2026:

  • Mais de 8 mil novos produtos com alegações “naturais” foram lançados online entre setembro de 2024 e agosto de 2025;
  • 50% dos consumidores querem produtos e serviços personalizados;
  • 9% dos consumidores que buscam perder peso utilizam medicamentos GLP-1 em 2025, ante 6% no ano anterior (são os medicamentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e promovem a perda de peso);
  • 37% dos consumidores que fazem compras via livestream usaram o canal para descobrir novas marcas, produtos ou serviços.

O relatório “Top Global Consumer Trends 2026” da Euromonitor International está disponível neste link.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Pizza Hut inaugura maior unidade do Brasil no Beto Carrero World

Próxima Postagem

O futuro era muito melhor antigamente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

O futuro era muito melhor antigamente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile