Com a retomada das atividades presenciais, os brasileiros aumentaram a frequência de uso de produtos de higiene e beleza no dia a dia. Momentos matinais, antes de sair para o trabalho ou os estudos, concentram a maior parte desse consumo, com 37% das ocasiões de uso da categoria, segundo um estudo da Worldpanel by Numerator.
Entre 6h e 7h, consumidores utilizam em média seis produtos, com destaque para maquiagem facial, de boca e olhos. O perfil predominante é de pessoas das gerações Z e Millennial, das classes D e E, que priorizam praticidade, limpeza e prevenção.
Momentos especiais, como saídas noturnas ou eventos sociais, também registraram crescimento, de 30% no comparativo semestral, embora representem apenas 6% das ocasiões de uso. Nessas situações, o consumo médio é de 3,5 produtos, com foco em maquiagem e fragrâncias, principalmente entre consumidores das classes A e B.
“O estudo também aponta que o uso frequente nem sempre se traduz em compras recorrentes. Fatores como tamanho das embalagens, rendimento, uso compartilhado, lançamentos, campanhas e promoções impactam diretamente a jornada de compra”, ressalta Matheus de Macedo, gerente de Advanced Analytics e Usage da Worldpanel by Numerator.
Compras frequentes
O estudo aponta ainda que 65% das compras incluem apenas uma categoria. Apesar de pequenas, essas aquisições se repetem com frequência: cada brasileiro realiza em média 45 compras de produtos de higiene e beleza por ano, cerca de uma por semana.
Entre junho de 2023 e junho de 2025, o total de ocasiões de consumo cresceu 15%, e os gastos anuais com a categoria subiram de R$ 57,6 bilhões para R$ 75,6 bilhões.
Imagem: Envato

