A Kerry lançou no mercado latino-americano uma tecnologia desenvolvida para atender diferentes necessidades da panificação, como preservar a qualidade sensorial dos produtos e ampliar sua vida útil, reduzindo perdas e desperdícios.
O conjunto de soluções atua em três atributos essenciais que definem o frescor de pães e similares. Ao combinar tecnologias antimicrobianas, enzimas e emulsificantes, a Kerry busca garantir:
- maior durabilidade, com proteção contra mofo
- textura macia e agradável, semelhante à de um pão recém-assado
- preservação de sabor, mantendo a experiência sensorial por mais tempo
“Desenvolvemos esse conjunto de soluções que podem ser aplicadas de maneira customizada, de acordo com a necessidade de cada produto, seja ela reduzir o risco de mofo, seja manter ou obter textura macia e sabor consistente durante toda a vida útil. A cocriação individualizada que oferecemos, apoiara indústria de alimentos a inovar e reformular com inteligência, oferecendo qualidade superior durante toda a vida útil do produto”, afirma Edson Barros, vice-presidente de Marketing da Kerry para a América Latina.
Urgência da inovação
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dos 118 milhões de toneladas de pão produzidos globalmente, cerca de 10% são perdidas ou desperdiçadas.
Para compreender melhor os hábitos de consumo, a Kerry realizou uma pesquisa que apontou os principais motivos de descarte de pães:
- surgimento de mofo (56%)
- envelhecimento (41%)
- endurecimento (39%)
Na América Latina, 43% dos consumidores afirmam que trocariam de marca se isso significasse maior vida útil e menos desperdício. Além disso, 85% comprariam pães reformulados para reduzir o descarte e 1 em cada 2 consumidores está disposto a pagar mais por soluções sustentáveis.
Imagem: Divulgação



