O Grupo Boticário lançou sua primeira assistente de inteligência artificial (IA) para e-commerce, disponível no aplicativo da marca O Boticário. Treinada em modelo proprietário, a ferramenta replica a experiência das lojas físicas no ambiente digital: cria rotinas de cuidados, faz recomendações personalizadas e até ajuda na escolha de presentes, atuando como uma espécie de consultora de beleza da marca.
“O consumidor está mais exigente e busca experiências diferenciadas e únicas ao mesmo tempo. Atentos a essa necessidade, entendemos que era preciso ir além dos chatbots tradicionais para oferecer uma solução que não apenas simplificasse a descoberta de produtos, mas que também encantasse e fidelizasse”, diz Renato Pedigoni, CTO do Grupo Boticário.
Ao entrar no aplicativo de O Boticário, o cliente pode, em vez de navegar por menus e filtros ou usar a busca tradicional, ter uma conversa fluida e natural com a ferramenta de IA. A assistente virtual tem capacidade de interação em linguagem natural e conta com a integração completa do portfólio de produtos.
A IA do Grupo Boticário pode sugerir um creme para o corpo, explicar por que ele é ideal para um tipo de pele específica, como usá-lo e ainda montar uma rotina completa de cuidados, por exemplo. Além de ajustar sugestões e oferecer recomendações de produtos, ela pode, ainda, consultar preços, verificar o status de pedidos e informar sobre o programa de fidelidade Beautybox, finalizando a jornada com a adição dos itens à sacola de compras.
Resultados concretos
A aposta na IA generativa já se traduziu em resultados concretos para o Grupo Boticário: em seu primeiro mês de implementação, a assistente apresentou um aumento de 46% em conversão de vendas. Da mesma forma, o ticket médio dos consumidores que usam a assistente virtual é 7,4% superior ao dos que não a utilizam.
“A assistente de IA é uma importante alavanca comercial, mas seu lançamento vai além. Ela faz parte da jornada de aceleração da digitalização e inovação consolidada do Grupo, com mais de 60 projetos de IA proprietários que já impactam toda a cadeia de valor”, completa Renato Pedigoni.
O próximo avanço previsto para a ferramenta é a possibilidade de o consumidor conversar por áudio com a assistente virtual. No longo prazo, o objetivo é transformar a assistente em uma consultora de beleza pessoal que acompanha o cliente em toda a sua jornada, da descoberta ao pós-venda.
A tecnologia por trás da IA
A tecnologia por trás da assistente de IA do Grupo Boticário utiliza a infraestrutura do Amazon Bedrock Agents, da AWS, que permite criar assistentes de IA que podem entender solicitações de linguagem natural, e executar ações complexas.
“Este é um exemplo claro de como a IA generativa pode ir além da eficiência operacional e realmente impactar a experiência do consumidor final. O assistente virtual é uma inovação que não apenas resolve um desafio de negócio, mas também encanta e fideliza o consumidor”, comenta Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.
A assistente virtual do Grupo Boticário é integrada às APIs do e-commerce de O Boticário e opera com acesso a informações em tempo real sob medidas de segurança, precisão e integridade, garantindo a confidencialidade e a privacidade dos dados.
Outro diferencial está na capacidade de ir além de um roteiro fixo. A assistente virtual foi desenvolvida para conectar pontos durante a conversa, funcionando como um modelo LLM (Large Language Model) integrado ao ecossistema de beleza do Grupo Boticário, permitindo a compreensão do contexto, a intenção e as nuances da interação, oferecendo recomendações e respostas mais ricas e assertivas do que os chatbots tradicionais, que geralmente seguem árvores de decisão.
“A nossa assistente de IA atua como uma verdadeira consultora de beleza pessoal. Ao entender o contexto da conversa com o cliente, ela consegue oferecer recomendações de produtos extremamente personalizadas, replicando a experiência de uma loja física diretamente no aplicativo”, reforça o CTO do Grupo Boticário.
Imagens: Divulgação e Reprodução




