Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

O varejo diante da IA generativa e de novos modelos digitais

A forma como a tecnologia pode agregar para o varejo de ponta a ponta foi debatida e exemplificada no AWS Retail Symposium, em São Paulo

M&C Media Labs de M&C Media Labs
4 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de varejo vive uma dinâmica de transformação acelerada, impulsionada por mudanças no comportamento de consumidor e pela adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa, não somente na ponta, mas em toda a cadeia. No Brasil, essa imensa transformação ainda vem acompanhada de altas taxas de juros e impactos no consumo das famílias, o que torna a tarefa de tomar decisões mais complexa.

A saída, diz Eric Secco, líder de Varejo e Bens de Consumo na AWS, é experimentar, aplicar e aprender. “Quando surgiram a internet ou os smartphones, todos sabiam que elas levaram a uma grande transformação, mas não se sabia exatamente o que iria acontecer. Com IA generativa, está ocorrendo algo semelhante. Ninguém duvida que o impacto será enorme. Mas ninguém tem certeza, exatamente, de como será”, comentou ele durante o AWS Retail Symposium, em São Paulo.

Na Amazon, a estratégia de crescimento é baseada em três pilares: preço, seleção e conveniência. Na AWS, esses princípios se traduzem em foco no custo, na resiliência e confiabilidade das soluções e, sobretudo, na segurança. Secco mostrou como o grupo tem usado IA generativa e agentes de IA para atender a essas expectativas.

O varejo diante da IA generativa e de novos modelos digitais
Rufus, assistente de compras da Amazon.com nos Estados Unidos

O assistente de compras da Amazon.com nos Estados Unidos, chamado Rufus, por exemplo, ajuda o cliente a fazer a melhor escolha. Com base no histórico de compra do cliente, ele recomenda outros produtos; pode indicar, também, o produto que melhor se adequa a ele com base em centenas de reviews postados no site. Já por meio do “Buy for Me”, também em teste nos EUA, agentes de IA realizam compras fora da própria Amazon caso o item desejado não esteja disponível na plataforma. A Amazon faz a busca, a compra e se certifica da entrega.

Segundo Enio Garbin, especialista mundial em Varejo e Bens de Consumo para a América Latina, “o AWS Retail Symposium busca ajudar a indústria de consumo nestes desafios e oportunidades, trazendo uma visão do mercado, cenários e tendências, junto com experiências locais de empresas líderes nesta jornada de IA”.

Assim, o AWS Retail Symposium levou ao palco, também, cases práticos de uso de IA por parte de clientes da empresa que atuam no varejo. A Natura, após a compra da Avon na América Latina, precisou redesenhar sua arquitetura de TI. A solução encontrada foi integrar agentes inteligentes de revisão de código ao processo de desenvolvimento. Com apoio de IA, a empresa criou um sistema que revisa códigos de desenvolvedores e parceiros, automatizando parte do processo e garantindo maior qualidade.

Na rede de farmácias Pague Menos, a aplicação da Inteligência Artificial está transformando o trade marketing. Com mais de 100 fornecedores e 20 mil ações por ano, a empresa precisava de uma forma eficiente de avaliar execuções em loja. “Passamos a usar IA para analisar imagens das execuções de trade em lojas e verificar se ações foram bem executadas – desde a disposição de produtos até a instalação de totens”, explicou Rafael Bandeira, gerente de Plataforma da Pague Menos. O sistema também gera relatórios para a indústria e apoia ações de comunicação digital, potencializando investimentos. “Criamos uma arquitetura simples e replicável, que pode ser aplicada a outros cenários.”

Especialistas em varejo como Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil, e Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, destacam como a adoção de novas tecnologias, como a IA, impactam positivamente o funcionamento dos negócios de varejo e a jornada de compra.

“Não estamos falando de agenda de tecnologia, estamos falando de agenda com tecnologia”, diz Serrentino. A IA, para ele, é um tema que precisa ser disseminado para gerar novos modelos de negócios e requer uma abordagem centrada no cliente.

Luciana levou ao palco do evento, em primeira mão, o paper “Varejo em movimento”, com os insights do Consumer Goods Forum 2025, da PwC. O paper mostra que a tecnologia não substitui o varejo tradicional: ela amplia, acelera e conecta o varejo com novas possibilidades. “O consumidor brasileiro gosta da IA, mas quer toque humano.”

Imagens: Divulgação e Reprodução

Postagem anterior

ConocoPhillips anuncia demissão de até 25% de sua força de trabalho

Próxima Postagem

Raízen encerra parceria com Femsa e deixa a operação do Oxxo

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Oxxo e Nestlé apostam em retail media com painéis de LED em loja na capital paulista

Raízen encerra parceria com Femsa e deixa a operação do Oxxo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile