Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Brinquedos licenciados já respondem por 30% do mercado brasileiro

Marcas como Pokémon, Hot Wheels, Minecraft, Lego e Funko lideram o crescimento

Redação de Redação
2 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Os brinquedos licenciados passaram a responder por 30% do faturamento total do mercado de brinquedos no Brasil, segundo dados da Circana. No ano passado, essa participação era de 26%. Marcas como Pokémon, Hot Wheels, Minecraft, Lego e Funko lideram o crescimento, acompanhadas de franquias intergeracionais como Harry Potter, Batman e Disney Princess. Entre os destaques estão as linhas Legi Speed Champions (132%), Funko (156%) e LegoTechnic (64%).

Globalmente, o setor também mostra expansão. No primeiro semestre de 2025, os 12 países monitorados pela Circana registraram alta de 7% em faturamento, com blocos de montar, cartas colecionáveis, jogos de tabuleiro, pelúcias e colecionáveis como principais destaques. Sozinhos, os colecionáveis cresceram 35%, impulsionados pela inovação dos fabricantes e pelo engajamento nas redes sociais.

Licenças de entretenimento, como Pokémon, líder mundial pelo quarto ano consecutivo, representaram 36% do faturamento global, com crescimento de 17%.

“As licenças deixaram de ser um apelo restrito ao público infantil. Elas atravessam gerações, unem entretenimento, nostalgia e estilo de vida. O crescimento no Brasil mostra que o consumidor está cada vez mais disposto a investir em marcas e personagens que tenham conexão emocional e relevância cultural”, afirma Célia Bastos, diretora comercial da Circana.

Mudança de perfil

Célia destaca ainda uma mudança de longo prazo no perfil do consumidor: até 2070, a população com mais de 65 anos deve superar o número de jovens até 18 anos, apontando para um mercado cada vez mais intergeracional.

O fenômeno dos Labubus, criados pelo artista Kasing Lung e popularizados pela Pop Mart, exemplifica essa tendência. Com distribuição omnichannel, edições limitadas e apelo colecionável, os produtos conquistaram fãs de todas as idades e reforçaram a presença da cultura pop no mercado, com visibilidade ampliada por celebridades como Dua Lipa, Rihanna e Lisa, do Blackpink.

Imagem: Envato

 

Postagem anterior

Crescimento do PIB desacelera para 0,4% no 2º trimestre, aponta IBGE

Próxima Postagem

Proposta que permite venda de medicamentos em supermercados será votada em comissão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Proposta que permite venda de medicamentos em supermercados será votada em comissão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile