Com uma estrutura que inclui 33 fábricas e 120 centros de distribuição, atendendo mais de 1 milhão de pontos de venda, a Coca-Cola movimenta anualmente R$ 87,5 bilhões na economia, o equivalente a 0,7% do PIB nacional.
Segundo um estudo independente que mensura o impacto econômico e social da companhia no País, feito pela consultoria internacional Steward Red Queen, a cada dólar movimentado pela empresa, US$ 0,94 são distribuídos para a economia nacional.
“Não se trata apenas de produzir bebidas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Nosso modelo de negócios nos permite operar como um motor econômico robusto, promovendo emprego, renda e impacto direto na vida de milhares de famílias. Atuamos de maneira transversal, apoiando setores estratégicos como a agricultura familiar e o comércio em todas as regiões do Brasil”, afirma Luciana Batista, presidente da The Coca-Cola Company para o Brasil e Cone Sul.
Formado por sete grupos de fabricantes e a Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema Coca-Cola responde por 574 mil empregos diretos, indiretos e induzidos ao longo da cadeia produtiva, desde produtores rurais até pontos de venda. Com isso, as famílias brasileiras registraram mais de R$ 25,9 bilhões destinados a salários, sendo R$ 5 bilhões provenientes diretamente daqueles pagos aos colaboradores do Sistema.
Luciana destaca que a companhia é a maior compradora de frutas do País e apoia a agricultura familiar por meio de programas que já impactam cerca de 25 mil pequenos e médios agricultores.
“Somos um Sistema 100% integrado com o Brasil, movido por brasileiros em todas as etapas da cadeia de valor – do campo à indústria, da logística ao comércio. Nosso esforço gera redes produtivas robustas, valor compartilhado e impacto direto no fortalecimento das comunidades onde estamos presentes”, diz.
Investimento no Brasil
Em 2025, a companhia anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil em novas linhas de produção, modernização de centros de distribuição, equipamentos e infraestrutura, valor superior à média de R$ 4 bilhões aplicados anualmente nos últimos anos.
Em iniciativas recentes, também foram direcionados R$ 600 milhões para expansão da fábrica de concentrados em Manaus e R$ 9 milhões para ações de acesso seguro à água nas regiões Norte e Nordeste
Para mostrar o impacto de suas operações no País, a Coca-Cola lançou a campanha “Feita com todo o Brasil”, que traz relatos de produtores de erva-mate no Rio Grande do Sul, colaboradores da empresa em São Paulo e comerciantes em pontos de venda de diferentes regiões do País.
“Os protagonistas da campanha não apenas fazem parte da nossa cadeia. Eles são o coração dela”, afirma Thais Moraes, diretora de Comunicação da Coca-Cola para Brasil e Cone Sul.
Imagem: Divulgação



